A 6ª edição do Festival Movimento Cidade (MC), que acontecerá entre 16 e 18 de agosto no Parque da Prainha, em Vila Velha, promete uma imersão cultural única com a estreia do palco Carango.Nav. Este novo espaço destaca a rica cena artística capixaba e apresenta uma programação diversificada que vai além do Sudeste.
O Carango.Nav, palco dedicado à cultura local, é uma homenagem ao caranguejo, um dos ícones do Espírito Santo. A cenografia do palco recria um “caranguejo gigante”, transformando-o em uma verdadeira “panela de barro” cultural. O line-up da Carango.Nav conta com 11 atrações capixabas que representam a diversidade musical e artística da região. Entre os destaques estão Amanda Requião, com seu forró pé-de-serra, Beth MC, uma artista versátil do hip hop, e DJ Gegeo, que promete agitar a pista com sua mistura vibrante de afrobeat e funk. A programação também inclui DJ Koreia e Fábio Carvalho, cujas produções inovadoras e históricas fazem parte do DNA musical capixaba.
O festival ampliou seu escopo este ano com a presença de artistas de fora do estado, como Jamboo e Miss Tacacá, que trazem a riqueza cultural do Pará ao evento. A interação entre ritmos caribenhos, guitarrada e batidas eletrônicas promete uma experiência sonora inesquecível. Outros nomes importantes do line-up incluem o Grupo Já Gamei e a Mocidade Unida da Glória (MUG), que prometem uma autêntica roda de samba raiz.
O Movimento Cidade também conta com uma programação nacional robusta, com atrações como Criolo, Marina Sena, Silva, e Dudu MC. As apresentações vão ocorrer em diversas áreas do festival, que também incluirá mostras audiovisuais, bate-papos, batalhas de dança e rima, e intervenções artísticas.
A marca registrada do festival, a exibição de cinema a céu aberto, terá três mostras. A Mostra Movimento Cidade inclui 20 filmes variados, como “Pássaro Memória” (RJ) e “Não Tem Mar Nessa Cidade” (RS). A Mostra Cena Capixaba, que destaca talentos locais, apresentará obras como “O Encontro das Memórias” e “Travessia”. Já a Mostra Horizonte Sudeste será uma exibição não competitiva, com filmes de cada estado da Região Sudeste, incluindo o manifesto “O Incrível Mundo Além do Sudeste”, produzido com apoio da Lei Paulo Gustavo.
O festival, que tem entrada gratuita, é patrocinado pela Petrobras, Nubank, Instituto Cultural Vale e ArcelorMittal. Com co-produção da Triz Comunicação e Cultura, e recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba e Federal, o evento é uma celebração vibrante da arte e cultura brasileira.