Geral

Copos plásticos usados na corrida de São Silvestre são reciclados e transformados em mesas e cadeiras

No mês de agosto, a ONG Movimento Inspire e escolas públicas de Pernambuco receberão 214 mesas e 420 cadeiras fabricadas a partir de 747kg de matéria-prima vinda dos copos plásticos de água distribuídos aos participantes da 97ª Corrida Internacional de São Silvestre. A expectativa é que aproximadamente 682 crianças sejam beneficiadas.

A ação é resultado da parceria entre o Movimento Plástico Transforma, a Tramontina, a Fundação Cásper Líbero e a Yescom, organizadora da corrida mais tradicional do Brasil. O objetivo é demonstrar para a sociedade a importância do descarte correto dos resíduos, bem como conscientizar sobre a relevância da reciclagem e da economia circular.

Os copos de água usados pelos participantes durante o percurso da corrida realizada em 31 de dezembro de 2022 foram recolhidos e transportados até a Plastimil, fabricante de plásticos reciclados, responsável por reciclar e transformar os copos em matéria-prima. A resina pós-consumo (PCR) foi enviada para a empresa Colorfix, responsável por desenvolver as cores no material reciclado.

De lá, seguiram para a unidade da Tramontina em Pernambuco, especializada na produção de mobiliário em plástico. As 214 mesas e 420 cadeiras foram fabricadas seguindo o padrão de qualidade dos produtos da marca “e carregam consigo também a satisfação em fazer bem-feito e o orgulho em poder contribuir com a qualificação dos espaços de ensino e torná-los mais receptivos às crianças”, comenta Rui Baldasso, diretor da Tramontina.

Para o Movimento Plástico Transforma, a iniciativa é de extrema importância, pois exemplifica os benefícios da destinação correta aos resíduos. “Essa é terceira vez que realizamos a ação, e, a cada edição, temos mais clareza do seu sucesso que busca evidenciar as vantagens do descarte correto e reforçar os conceitos da Economia Circular”, afirma Mariana Cardoso, do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma.

A doação do mobiliário infantil será realizada em Pernambuco para escolas públicas da região e para a ONG Movimento Inspire, uma das organizações apadrinhadas pela Tramontina em seu propósito de crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos.

“Participar de uma ação que une atores com o objetivo da sustentabilidade, vem muito ao encontro do que a Colorfix acredita. Educar sobre o destino de resíduos, incentivar nosso segmento a utilizar matéria-prima reciclada e ainda impactar vidas positivamente, valida os valores da companhia e torna tangível o potencial de ação transformadora da nossa indústria”, afirma Francielo Fardo, diretor-superintendente da Colorfix.

Leia também