Se já não há mais o privilégio de assistir a um show ou tocar ao lado de João Gilberto ou Tom Jobim, o COLETIVO JAHZZ se prepara para viver e compartilhar com o público sensação semelhante no Festival Internacional de Jazz e Bossa Nova, o Santa Jazz.
É isso mesmo. No dia 3 de junho, o grupo convida e toca ao lado de um dos maiores nomes da música brasileira: o compositor, cantor, multi-instrumentista, arranjador e um dos pioneiros da Bossa Nova João Donato.
“É uma privilégio para todos nós e um presente ao público ter o João Donato aqui no Espírito Santo. O momento significa a história bem ao nosso lado”, vibra o capixaba Gabriel Ruy, um dos fundadores do coletivo.
O Festival Santa Jazz acontece nos dias 2, 3 e 4 de junho, em Santa Teresa, e traz outros nomes de peso nos cenários nacional e internacional, como Roberto Menescal, Stanley Jordan, Flávio Venturini, Toninho Horta, Nivaldo Ornelas e mais.
O projeto JAHZZ tem como característica misturar o jazz com diversos estilos, como reggae, bossa, Dub, entre outros. Em suas plataformas de áudio, o coletivo lançou, por exemplo, versão do clássico standard de Paul Desmond Take Five, jazz eternizado pelo quarteto de Dave Brubeck e disseminado pelos maiores músicos da história.
A versão mistura o reggae com jazz e conta com a participação de Bi Ribeiro e Bidu Cordeiro, dos Paralamas do Sucesso, e Marcelinho da Lua, conceituado DJ e produtor musical, também idealizador do grupo Bossacucanova.
“Esse intercâmbio, participações, riscos e novos encontros são uma marca do JAHZZ. A gente quer se divertir no palco, nas gravações e trazer novas influências para o contexto”, conta o percussionista Jahfa, outro fundador do coletivo.
Além do show com João Donato no Santa Jazz e as parcerias em Take Five, o JAHZZ já tem material gravado e parcerias firmadas com artistas como Ney Matogrosso e Xande de Pilares.
O coletivo, sempre em movimento e com novas parcerias, tem chamado a atenção pelo Espírito Santo e pelo Rio com shows lotados e uma atmosfera de confraternização em cima do palco, bem como na relação com o público. É esse espírito que o coletivo pretende levar a Santa Teresa.
Movimento musical – O projeto JAHZZ, inicialmente, seria um álbum que abarcaria a mistura do reggae com o jazz. No entanto, ao longo do período de pré-produção e após muitas jam sessions, os músicos perceberam o interesse de outros artistas e a necessidade de ampliar o resultado desses momentos.
Foi então que surgiu a ideia de transformar o JAHZZ em um movimento coletivo com potencial para unir compositores, músicos, artistas e produtores musicais de todo o país.
Além do lançamento de Take Five, o coletivo já lançou o single Bálsamo nas plataformas digitais, parceria com a cantora capixaba Tammy.
Coletivo Jahzz toca ao lado de João Donato no Santa Jazz
– Onde: Santa Teresa, no Santa Jazz
– Quando: Dia 3 de junho, no palco
– Horário: 22h30, no Palco Colibri