Cultura

Livro capixaba ensina amizade e respeito às diferenças

Livro escrito por capixabas desperta para valores como amizade e respeito às diferenças

“As Aventuras de Elba e Pifu” é a obra de estreia da dupla Pés na Lua, formada por Joelma Neves e Igor Guimarães

Duas simpáticas tartarugas são as protagonistas de “As aventuras de Elba e Pifu”, primeiro livro da dupla Pés na Lua, que busca ensinar crianças a importância de valores como amizade, respeito às diferenças e a preservação do meio ambiente. O lançamento da obra, que é também um convite à imaginação e à ludicidade, ocorrerá nesta segunda-feira (4), no Teatro do Sesi, durante a programação da Mostra de Habilidades 2024, promovida pela Vitória Down. Na quarta-feira (6), o livro será lançado em Valparaíso, Serra, no Biblioteca e Centro Cultural Carlos Corrêa Loyola.

A obra, criada de forma independente, tem como inspiração o trabalho da dupla com crianças, especialmente aquelas com necessidades especiais. Joelma Neves, pedagoga e atriz, e Igor Guimarães, musicoterapeuta, fundaram a dupla Pés na Lua em 2017. Desde então, vêm se dedicando a promover o desenvolvimento de crianças com deficiência, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e pessoas com deficiência (PcD). A partir dessa experiência, o projeto busca não só estimular a criatividade, mas também criar um ambiente inclusivo e acolhedor, por meio de atividades lúdicas e artísticas.

Em “As aventuras de Elba e Pifu”, as duas tartarugas, personagens que habitam o mar de Camburi, em Vitória, enfrentam desafios de forma criativa e colaborativa. O livro tem 20 páginas e transmite de forma leve e divertida mensagens de amizade, respeito às diferenças e a importância da preservação ambiental. O enredo e os personagens foram desenvolvidos por Joelma e Igor em conjunto, e as ilustrações são de Vilcemar Motta, que traz um toque especial de cor e encantamento à obra.

A dupla Pés na Lua se destaca pelo seu trabalho inovador, utilizando diversas formas de arte para promover a inclusão e o aprendizado. O uso de jogos teatrais, música, sons, fantoches, danças circulares e jogos musicais são alguns dos recursos que empregam nas suas atividades, e que agora estão presentes também no livro.

A primeira tiragem de “As aventuras de Elba e Pifu”, que conta com mil exemplares, será distribuída gratuitamente em escolas e instituições parceiras da dupla, levando as histórias de Elba e Pifu para mais crianças, incentivando o prazer pela leitura e ensinando lições valiosas de empatia e respeito.

A obra tem o apoio do Cartório do 1º Ofício da 2ª Zona de Serra, e foi feita com muito carinho e dedicação pela dupla, que espera que seu trabalho possa tocar corações e inspirar mudanças positivas na forma como as crianças se relacionam com o mundo à sua volta. O lançamento nos dois eventos é apenas o início de uma jornada que promete sensibilizar o público e, claro, encantar as novas gerações.

Para quem se interessar, o livro estará disponível para distribuição gratuita em escolas e instituições de ensino, promovendo assim o acesso a esse importante material pedagógico que tem tudo para se tornar uma referência na literatura infantil capixaba.

Leia também