O Governador Renato Casagrande, acompanhado de autoridades locais e estaduais, realizou, nesta terça-feira (10), a entrega de equipamentos esportivos para 31 municípios do Espírito Santo. O evento aconteceu no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, e contou com a entrega de 33 tratores cortadores de grama, 15 academias populares, 13 multiexercitadores e dois veículos, totalizando 63 equipamentos. O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), somou cerca de R$ 2,5 milhões, com parte dos recursos provenientes de emendas parlamentares, doações da própria Sesport e premiações de competições esportivas.
“Os equipamentos entregues hoje foram, em sua maioria, por solicitação dos deputados estaduais. Tenho certeza de que serão extremamente importantes para aqueles que os receberão, seja uma academia popular para a comunidade ou um cortador de grama para os times locais. É essencial ter um governo com capacidade de investir e agir, em vez de apenas falar. Estamos fazendo muito, e é por isso que essas entregas precisam ser valorizadas”, destacou o governador Renato Casagrande durante o evento.
O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, também enfatizou a importância do investimento no esporte para a população capixaba. “Estamos encerrando 2024 da mesma forma que encerramos 2023: com muitas entregas. Este é o maior volume de investimentos em esporte da história do Espírito Santo, graças ao nosso governador, que entende a relevância do esporte para a população e investe nos municípios, fazendo com que o Estado chegue aonde mais se precisa. Investir em esporte é investir em educação, saúde e qualidade de vida”, afirmou o secretário.
Durante o evento, também foram premiados os vencedores da Copa Sesport, torneio estadual que envolveu equipes de diversas regiões do Espírito Santo. Os campeões, vice-campeões e terceiros colocados nas categorias masculina e feminina receberam prêmios como academias populares, tratores cortadores de grama e veículos utilitários.
No feminino, o título da Copa Sesport foi conquistado por Afonso Cláudio, que venceu a final contra São Mateus. Já no masculino, Iúna foi o grande campeão, derrotando Fundão na decisão. No Campeonato Quilombola, os quatro semifinalistas receberam academias populares e tratores cortadores de grama, com Unidos da Graúna e Monte Alegre, de Itapemirim e Cachoeiro de Itapemirim, respectivamente, se consagrando campeões e vice-campeões.
Os 31 municípios contemplados foram: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Anchieta, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Iconha, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Santa Leopoldina, São José do Calçado, São Mateus, Vargem Alta, Vila Pavão e Vila Valério. Cada município recebeu diferentes combinações de academias populares, tratores cortadores de grama e multiexercitadores, de acordo com as suas necessidades específicas.