Economia

Whatsapp como ferramenta de aumentar vendas

Se você ainda não incorporou o WhatsApp ao seu processo de vendas, está deixando de aproveitar uma oportunidade enorme. E quando eu digo enorme, é enorme mesmo. São mais de 165 milhões de usuários no Brasil em 2023, sendo que o app está instalado em 99% dos celulares nacionais. Pensando nisso, empreendedores vão receber uma capacitação, com o objetivo de alavancar suas vendas.

Estes conhecimentos podem ser obtidos na capacitação gratuita “Faça Mais Vendas com Whatsapp Business”, que acontece na próxima quarta-feira (21), das 13 às 17 horas.

Promovida pelo Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe), em parceria com o Sebrae-ES, a capacitação acontece no auditório do Sebrae em Laranjeiras, localizado na Primeira Avenida, 172, térreo. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://es.loja.sebrae.com.br/faca-mais-vendas-com-whatsapp-business-333145675. O conteúdo do curso vai abordar assuntos como perfil comercial, respostas de ausência, de saudação e rápidas,  Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD e noções de marketing digital, entre outros.

3 dicas práticas de como vender pelo WhatsApp

Se você quer implementar o WhatsApp como canal de vendas na sua empresa, aqui vão três dicas de ouro para começar com o pé direito!

1. Integre seu CRM ao WhatsApp

Ao longo desse post eu te dei várias dicas para usar o WhatsApp no seu processo comercial, mas a principal delas eu deixei para te contar agora. Integrar o app ao seu CRM é essencial para ter controle sobre as negociações, poder acompanhar as métricas e realmente tê-lo como um canal de vendas funcional.

Do contrário, você só terá mais trabalho para gerenciar essa operação. Se todo o seu controle é feito via CRM, o WhatsApp não pode estar fora dessa estrutura.

2. Tenha métricas para o canal

Como você vai mensurar o sucesso do WhatsApp na estratégia comercial? É muito importante definir os indicadores que vão ser acompanhados desde o princípio, especialmente se a intenção for mantê-lo como um canal de vendas permanente.

Você pode avaliar os ganhos que ele trouxe para a operação, comparando com outros meios de contato, como email e ligação, em quesitos como:

Se o WhatsApp realmente acelerar seu processo, você vai verificar melhora nesse pontos!

Outro conjunto importante de métricas é o que diz respeito à produtividade do time comercial. Com mais velocidade, em tese, a equipe pode atender mais clientes e fechar mais vendas. Vale checar o volume de oportunidades tratadas, a efetividade dos contatos e o número de vendas concluídas, por exemplo.

3. Treine a equipe para o novo canal

Todo canal tem suas particularidades e o time comercial precisa saber navegar bem entre eles. Por isso, na hora de atender clientes via WhatsApp, não dá para manter o mesmo pitch de vendas ou o roteiro dos emails, ou a mesma espontaneidade de uma ligação.

Por escrito, é preciso ter cuidado com o tom das mensagens e a clareza das informações. Assim, não é aconselhável “mecanizar” o atendimento usando roteiros engessados, uma vez que a proposta do WhatsApp é justamente aproximar o contato e facilitar a comunicação.

Ainda, o cliente muitas vezes não tem separação entre o seu WhatsApp pessoal e o profissional, então é necessário ter bom senso com horários e o excesso de mensagens.

Também é importante dosar a proximidade e a intimidade nos contatos. São abordagens comerciais, em que um vendedor representa a empresa, ainda que por meio de uma plataforma menos formal.

Tudo isso precisa ser mapeado e incluído em materiais de treinamento, para habituar a equipe a esse novo formato de abordagem e condução de negociações. Da mesma forma, todos os processos que precisam funcionar junto do WhatsApp também devem ser reforçados em treinamento, como o preenchimento do CRM e a atualização das informações.

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