Entretenimento

Vitória recebe bailarino mineiro

No próximo dia 28 de julho, acontece em Vitória, a Oficina de “Dança Contemporânea Urbana” com o bailarino mineiro Fábio Costa. A oficina faz parte da programação da 21ª edição do Festival Internacional Dança em Trânsito. A oficina terá duas horas de duração e será realizada no Espaço de Dança Duetto, em Santa Lúcia, Vitória. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do festival, o www.dancaemtransito.com.br. Uma oportunidade para dançarinos/bailarinos capixabas.

A oficina de Fábio Costa tem como foco principal sua pesquisa de movimento pelo chão. É uma mescla de Dança Contemporânea, Danças Urbanas e Improvisação. O artista busca compartilhar um pouco das técnicas que adquiriu percorrendo diferentes Companhias e Diretores do Brasil e do Mundo.

Fábio Costa é bailarino independente e percorreu diversas companhias de Dança no Brasil. Hoje é colaborador do Camaleão Grupo de Dança(BH) atuando como intérprete e criador. Além disso, é professor de Dança Contemporânea da Cia de Dança Palácio das Artes (BH) e do Minas Tênis Clube. E é Educador social do projeto Desembola na Ideia, voltado para receber jovens em conflito com a Lei. Em 2020 estreou o espetáculo solo “Umbigo do Sonho” sob direção do psicanalista Musso Greco.

O objetivo do Festival com as oficinas é criar um espaço de troca, oferecendo aos participantes a possibilidade de reflexão sobre as próprias práticas, ao mesmo tempo em que promovem um intercâmbio de culturas e diversidades entre os artistas.  “Os participantes são orientados por profissionais convidados, que propõem e conduzem as atividades de modo a desenvolver habilidades, exercitar a criatividade e aprimorar talentos. Além disso, é uma forma de promovermos a ampla discussão da dança contemporânea, propiciando a aquisição de novas aprendizagens de naturezas tanto conceitual como prática”, explica Giselle Tápias, diretora artística e curadora do festival, ao lado de Flávia Tápias.

Diversas cidades do Espírito Santo foram escolhidas para receber a 21ª edição do Festival Internacional Dança em Trânsito, que acontece entre os dias 26 e 30 de julho com programação em Colatina, Baixo Guandu, Vitória e Vila Velha. A suíça Nicole Seiller, a belga Loraine Dambermont, e os brasileiros Fábio da Costa, Mário Nascimento e Mavi são algumas das atrações que desembarcam por aqui com espetáculos e uma série de ações para a difusão e democratização da dança, que incluem três tipos e residências artísticas; formação e geração de emprego para professores multiplicadores; rodas de conversa e oficinas pontuais.

O Dança em Trânsito reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo, possibilitando a trocas de experiências entre artistas e companhias nacionais e internacionais convidadas, e incentiva o desenvolvimento das linguagens da dança.

O festival já passou pelo Rio de Janeiro entre fevereiro e abril, depois seguiu para a República Tcheca. E neste mês de julho, o festival deu início a sua já tradicional itinerância nacional, que este ano passa por 33 cidades, divididas em três circuitos espalhados pelas cinco regiões do país, até 14 de outubro.

Leia também