Geral

Vila Velha: Exemplar nas Políticas de Bem-Estar Animal

Na celebração do Dia Mundial dos Animais, Vila Velha se destaca como referência em políticas de bem-estar animal. Sob a liderança do médico veterinário e diretor do Bem-estar Animal, Celso Christo, o município adota um planejamento estratégico para aprimorar o cuidado com os animais.

A cidade abraça o conceito de Saúde Única, reconhecendo a interconexão entre a saúde dos animais, do ambiente e dos humanos. “Cuidando dos animais e do meio ambiente, também cuidamos da saúde humana”, destaca Christo, respaldando-se na validação da Organização Mundial de Saúde.

Vila Velha não apenas resgata animais em condições extremas, seguindo critérios estabelecidos, mas também oferece tratamento veterinário abrangente, incluindo castração, preparando-os para adoção.

Projetos inovadores estão em fase final, como a ampliação do atendimento veterinário, estratégias para controle populacional e políticas específicas para animais de grande porte. O apoio ao resgate e manejo de animais silvestres também permanece no foco.

Destacando-se no cenário municipal, o Programa Operacional de Controle Animal (POCA) visa controlar a população de cães e gatos, promovendo simultaneamente o bem-estar animal e a saúde pública. O compromisso com a castração, além de conter a reprodução descontrolada, contribui para a saúde e prevenção de doenças, elevando Vila Velha a um patamar exemplar nas políticas de bem-estar animal.

Para solicitar resgates ou registrar denúncias relacionadas a animais em situação de sofrimento, os munícipes podem entrar em contato pelo telefone 162 da Ouvidoria Municipal, ou nos links abaixo:

1 – SOLICITAÇÃO DE RESGATES OU AVALIAÇÕES: clique aqui
2 – RECLAMAÇÃO: clique aqui
3 – DENUNCIA MAUS TRATOS: clique aqui
4 – ADOÇÃO DE ANIMAIS: clique aqui

Leia também