Geral Saúde

Vacina Bivalente, devo tomar?

O Ministério da Saúde lançou no final do mês de fevereiro, uma campanha para incentivar a vacinação no país. O “Movimento Nacional pela Vacinação. Vacina é vida. Vacina é para todos” tem como objetivo recuperar a cultura de vacinação no país, que caiu nos últimos anos. E a mobilização inclui a nova vacina contra a Covid-19, a bivalente.

 

 

“A vacina bivalente como o nome já diz, consegue combater as variantes do vírus. Ela protege contra a cepa original do Coronavírus e das subvariante, como a Ômicron”, explica a médica pneumologista e especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese.

Esta vacina fabricada pela farmacêutica Pfizer já está sendo utilizada nos Estados Unidos e Europa desde o segundo semestre do ano passado. “Por lá, a população já foi imunizada e agora é importante a imunização aqui no país”, diz a médica.

“Para os grupos de risco e idosos, é imprescindível a vacinação, para proteger das mutações dos vírus, afinal o período grave da pandemia acabou,  mas a Covid não”, alerta a médica.

E quanto à segurança, Jessica deixa claro, que pode se imunizar sem preocupação. “As vacinas contra a Covid farão parte do nosso sistema vacinal como a da influenza e tantas outras que previnem doenças”, explica.

Leia também