Geral

Uso da tecnologia otimiza emissão de cartões de estacionamento na capital

Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves – Tancredão

O número de cartões de estacionamento especial para pessoa idosa ou com deficiência aumentou nos seis primeiros meses deste ano em 13,5%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Os cartões são expedidos pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran).

Já em relação ao segundo semestre de 2022, o avanço foi de 52,60%, somente de janeiro a julho de 2023, com um total de 956 cartões entregues.

O morador de Vitória não precisa mais comparecer à Setran para retirar seu cartão impresso, o que garante uma economia de tempo, além de evitar deslocamentos desnecessários. Outra possibilidade prática é que seu representante legal também faça no nome do interessado a solicitação, também por meio digital.

O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, disse que o morador faz a solicitação e, após avaliação do pedido, ela retorna ao requerente para fazer a impressão do cartão com o validador em código QR.

De acordo com o gestor, a tecnologia facilita e amplia as possibilidades de bons resultados e sua implementação aliada a boas iniciativas internas trazem resultados positivos e um número maior de moradores beneficiados pela comodidade.

“Em seis meses deste ano foram 1.085 cartões emitidos, enquanto foram 711 nos últimos seis meses de 2022. Nossa intenção é facilitar a vida dos usuários e a tecnologia ajuda muito, em especial àqueles que têm limitação para se deslocar”, destacou Alex Mariano.

Para o secretário, diante da facilidade de conseguir o cartão, a expectativa é que este número avance ainda mais, pois essa nova alternativa somente traz benefícios ao usuário e ao próprio município.

Em todas as regiões da capital, existem vagas de estacionamento reservadas exclusivamente para idosos e pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. O uso da credencial é obrigatório. Os interessados terão a opção de fazer a solicitação on-line, por meio do Protocolo Virtual da PMV.

Leia também