Geral

Dia do Manguezal: caminhada alerta para a preservação do ecossistema

Com faixas, cartazes, máscaras no formato de caranguejo e entoando “Viva o manguezal, Viva o Manguezal”, estudantes de 4 a 6 anos de idade do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Magnólia Dias Miranda Cunha, localizado na Ilha das Caieiras, participaram de uma caminhada até o Parque Municipal Baía Noroeste, para celebrar o Dia Mundial do Manguezal, celebrado nesta quarta-feira (26).

A caminhada, realizada durante a manhã de hoje (26), contou com a participação de professores, moradores da região, do prefeito Lorenzo Pazolini e fez parte da programação preparada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) para as comemorações da data. Desde o início desta semana, foram realizadas abordagem educativa, oficinas, rodas de conversa, sessão de vídeo e apresentação de teatro na escola.

O estudante Robson Valadares, de 6 anos, que participou das ações na escola e também estava presente na caminhada, contou o porquê do manguezal ser importante para ele e para a população.”O manguezal é a nossa vivência aqui. Cuidando dele ajudamos a preservar o peixe, o caranguejo, a garça, o passarinho e outros bichinhos que moram nele”, enfatizou.

Em 2015, na Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Resolução nº 38/66, instituiu o dia 26 de julho como o Dia Internacional de Conservação dos Manguezais. Em Vitória, desde 2014, essa data é comemorada por meio da Lei Municipal nº 8.606/2013, fortalecida pelos movimentos mundiais que buscam evidenciar ainda mais a importância desse ecossistema.

Leia também