Educação

Universidade capixaba assume vice-presidência de fórum nacional de instituições privadas

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Vila Velha (UVV), Alessandro Coutinho, foi eleito vice-presidente do segmento de Instituições Privadas do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), durante reunião realizada em 07 de novembro de 2025, em Goiânia-GO. A Profa. Tania Cristina Pithon-Curi, da Universidade de Marília (Unimar), permanece na presidência, assegurando a continuidade das ações estratégicas do colegiado.

O FOPROP é uma entidade de direito privado que reúne instituições associadas de todas as regiões do país. O Fórum identifica necessidades nacionais e regionais e propõe políticas e diretrizes qualificadas para agências de fomento e órgãos governamentais. O FOPROP possui assentos formais e permanentes no Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES, no Conselho Superior da CAPES, no Conselho da FINEP e no Conselho do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Para Alessandro Coutinho, a eleição representa o reconhecimento da relevância da UVV no sistema nacional de ciência e tecnologia. “As instituições privadas comprometidas com a pós-graduação e a ciência de qualidade, como é o caso da UVV, desempenham um papel estratégico na formação de mestres e doutores. Atuaremos como fazemos na UVV, com responsabilidade, inovação e visão de futuro para contribuir com o fortalecimento e a expansão da pós-graduação brasileira”, destaca.

Leia também