Saúde

Unimed Sul Capixaba é tema de reportagens premiadas no Prêmio de Jornalismo Cooperativista 2025

Matérias de estudantes sobre ações socioambientais da cooperativa foram destaque na 18º edição do prêmio

A Unimed Sul Capixaba registrou presença marcante na 18ª edição do Prêmio de Jornalismo Cooperativista, com duas matérias que destacaram suas ações socioambientais. A estudante de Comunicação Social Lízzie Barros Rocha, com a reportagem “Cooperativismo em foco: Projeto ViVer atua na educação para promoção de qualidade de vida de crianças capixabas”, veiculada pelo Bandejão FM, conquistou o 2º lugar na categoria Estudante. A outra finalista, Júlia Galter Martins, com o trabalho “Cooperar para respirar: a floresta que renasce com o trabalho coletivo”, publicado no veículo Laços Faesa, recebeu o 2º lugar no prêmio de Voto Popular.

A cerimônia de premiação foi realizada em Vitória, no último dia 7 de novembro. O reconhecimento mostra os valores de sustentabilidade, cooperação e cuidado com a comunidade e com o meio ambiente, priorizados pela Unimed Sul Capixaba.

Assessoras de comunicação da Unimed Sul Capixaba, Sabrina Canal e Jullyane Rocha com a Lizzie Barros.

A reportagem de Lízzie destacou o Projeto ViVer, promovido pelo Núcleo Feminino Cooperativista, voltado para a promoção de qualidade de vida e da saúde ocular de crianças em escolas públicas municipais da região Sul do estado. Já a reportagem de Júlia abordou ações de reflorestamento e preservação ambiental, promovidas pela Unimed Sul Capixaba e também por outras cooperativas.

Para o diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba, Fernando Lemgruber, estar em duas dessas produções evidencia o compromisso institucional com os conceitos cooperativistas que norteiam sua atuação. “Ter nossas iniciativas retratadas e valorizadas por novos talentos do jornalismo é motivo de orgulho e destaca o sentido de colaboração, educação e saúde em nossa missão”, ressalta.

A cerimônia de premiação da 18ª edição do Prêmio de Jornalismo Cooperativista distribuiu os primeiros e segundos lugares entre os finalistas selecionados entre cerca de 135 trabalhos inscritos. A conquista da Unimed Sul Capixaba no escopo estudantil e de voto popular abre nova janela para divulgar as ações da cooperativa e inspira jovens comunicadores a focarem em pautas de impacto social.

Para Lizzie é uma honra fazer parte dessa história e poder contar sobre um projeto tão importante, que impacta diretamente a vida de tantas crianças. “Como mãe de uma menininha de dois anos, esse tema me tocou de forma especial. Sei o quanto a saúde ocular é fundamental para o desenvolvimento infantil. Confesso que não conhecia o projeto antes e fiquei muito surpresa e inspirada ao descobrir a dimensão e a relevância desse trabalho. Espero, de coração, que através da minha matéria mais pessoas possam conhecer essa iniciativa e que ela continue crescendo, alcançando e transformando ainda mais vidas”, destacou.

Assessoras de comunicação da Unimed Sul Capixaba, Sabrina Canal e Jullyane Rocha com a Julia Galter

Já para Júlia, escrever sobre o cooperativismo é sempre prazeroso e surpreendente. “A gente descobre histórias muito legais. E juntando com o meio ambiente, um tema tão urgente, é mais legal ainda. Foi uma conquista de muitas mãos. Estou muito feliz pelo prêmio e já ansiosa pelos próximos anos e pelas próximas histórias”, disse

Leia também