Cidade

Últimos Refúgios promove ação de conscientização sobre a restinga na Ilha do Frade

O Instituto Últimos Refúgios realiza neste sábado (16), a partir das 8h, uma ação de sensibilização ambiental na sede da Associação dos Moradores Proprietários e Amigos da Ilha do Frade (Samifra), em Vitória. A iniciativa tem como foco a conscientização sobre a importância da restinga para a conservação do meio ambiente e contará com atividades que unem arte, esporte e educação.

Grupos de canoagem e natação participarão da pintura de placas ilustradas com animais nativos da vegetação de restinga e mensagens de conscientização. As peças serão fixadas em pontos estratégicos, reforçando o valor ecológico desse ecossistema que serve de abrigo para espécies como o sabiá-da-praia, o teiú e o gambá.

A ação faz parte do Vitória da Restinga, projeto desenvolvido em parceria com a Vale, que busca aproximar a comunidade das Ilhas do Frade e do Boi da biodiversidade local. Segundo Raphael Gaspar, diretor do Instituto Últimos Refúgios, a proposta é educar e inspirar moradores e frequentadores a adotarem práticas mais sustentáveis.

“O objetivo das pinturas das placas e do projeto de forma geral é fornecer informações e conscientização sobre a restauração e conservação das áreas de restinga, além da proteção dos animais nativos e da gestão adequada de resíduos sólidos. Nossa missão é garantir que todos colaborem para a conservação, promovendo um ambiente mais saudável e melhorando a nossa qualidade de vida”, destacou Gaspar.

O Instituto Últimos Refúgios é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, o Instituto Últimos Refúgios atua em projetos culturais e socioambientais com foco na conservação de espécies e ecossistemas, principalmente no Espírito Santo. A instituição aposta na fotografia, no audiovisual e em produções digitais como ferramentas para valorizar territórios, divulgar a biodiversidade brasileira e fortalecer políticas públicas de preservação.

Entre suas ações, estão o mapeamento e a divulgação de Áreas de Proteção Ambiental (APA), reservas, parques e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), sempre com o objetivo de sensibilizar a sociedade para uma relação mais equilibrada entre seres humanos e natureza.

Leia também