A Van da Boa Energia e a tenda da Eficiência Energética da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, está no município da Serra. Neste sábado, dia 16, unidade móvel estará em uma ação social no bairro Porto Canoa. Na próxima semana também terá atendimento nos bairros Praia de Carapebus, São Diogo II e São Geraldo.
A unidade volante da EDP tem o intuito de facilitar a rotina da população. Negociação de dívidas, troca de titularidade da fatura, impressão de 2ª via da conta de luz e solicitações de religação são alguns dos serviços disponíveis no atendimento móvel, que evita a necessidade de deslocamento às agências físicas da distribuidora.
No local, os moradores também receberão orientações para realizar o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica que, após aprovado, oferece o benefício de até 65% de desconto na conta de energia, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Governo Federal.
Além disso, será possível trocar, gratuitamente, até 10 lâmpadas ineficientes por um modelo novo, de tecnologia LED, que é mais eficiente e econômico, representando uma melhoria na iluminação e no consumo da residência. Para isso, basta levar as lâmpadas antigas e apresentar a fatura de energia.
O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da EDP, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e tem como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia, levando também dicas de economia para os clientes.
Tarifa Social de Energia
No Espírito Santo, existem 273 mil famílias de baixa renda beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Apesar de ser um dos estados brasileiros com maior número de inscritos, ainda existem 285 mil famílias que podem receber os descontos, mas não estão cadastradas na Tarifa Social.
Na unidade móvel de atendimento é possível realizar o pré-cadastro e receber informações sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício que pode reduzir em até 65% a conta de energia elétrica das famílias inseridas no benefício social do Governo Federal.
O desconto é concedido para os primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais, classificados como de baixa renda. O benefício varia de acordo com a faixa de consumo mensal (kWh/mês) e é aplicado somente a uma unidade consumidora por família. O cadastro e mais detalhes também estão disponíveis no site www.edp.com.br/tarifasocial