O festival estreia sua 1ª edição trazendo espetáculos gratuitos em praça pública, com momentos de literatura, recreação e muita cultura e educação para as crianças.
06 cidades e 2 estados recebem o Festival Teatro na Praça com uma programação imperdível!
O Teatro na Praça é um festival gratuito idealizado pela WB Produções e patrocinado pela Bayer, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que vem para expandir o teatro e levar a valorização desta arte para praças públicas! Uma programação imperdível para integrar a comunidade escolar e o público em geral, com livre acesso para as pessoas da cidade levarem suas crianças para um dia de muita cultura e entretenimento. Este festival faz parte de uma circulação que passa por 06 cidades brasileiras, sendo no estado do Goiás: Jataí, Goiatuba, Goiânia e Posse; e no estado do Tocantins: Palmas e Araguaína. Ao todo, grupos de teatro de 3 estados diferentes se apresentarão neste circuito, que promove um intercâmbio artístico-cultural, difundindo valores da cultura originalmente brasileira em cada lugar.
O Teatro na Praça preza em todo o seu alcance pela inclusão da diversidade social e pela valorização da cultura brasileira, em abordagens socialmente responsáveis a partir de experiências transformadoras em arte para as crianças. Todas essas ações, que são entregues à população de forma gratuita, se unem a 5 ODS’s (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que são: Saúde e Bem-Estar, Igualdade de Gênero, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Redução das Desigualdades, Parcerias e Meios de Implementação, englobando ao todo 3 manifestações artístico-culturais: artes cênicas, literatura e artes circenses.
O projeto Teatro Na Praça chega às cidades de Jataí/GO, Goiatuba/GO, Goiânia/GO, Palmas/TO e Araguaína/TO, totalmente gratuito de 04 a 28 de Agosto, ocupando espaços públicos em praças, com uma programação diversa e acessibilidade. Teremos ao todo 3 espaços em cada praça: A Tenda da História Cora Coralina (nas cidades do Goiás) e Tenda da História Professor Concesso (nas cidades do Tocantins), um espaço com leituras originalmente brasileiras para as crianças, trazendo a importância da leitura e de contos de autores brasileiros, com assuntos pertinentes ao desenvolvimento infantil, com intérprete de libras em todos os momentos; o Espaço da Aventura, onde haverá recreadores e personagens brasileiros fazendo a diversão da criançada com o objetivo de recuperar e resgatar o universo infantil, trazendo brincadeiras artísticas que estimulam a integração social, estimulando o sistema cognitivo e promovendo bem-estar; e o Palco da Diversão, com duas apresentações de espetáculos teatrais, que através de intercâmbio cultural, terá sessões às 10h e 15h em cada cidade – sessões acessíveis com intérprete de libras. Além disso, teremos carrinhos de pipoca para que as crianças possam consumir durante todo este dia de festival, banheiro químico e toda estrutura para garantir um dia seguro e saudável para todas as pessoas presentes.
Para as cidades de Jataí-GO, Goiatuba-GO e Goiânia-GO, contaremos com o grupo de teatro goiano Cia Flor do Cerrado, com o espetáculo “Corinha no Cerrado das Maravilhas”.
Para a cidade de Posse-GO, contaremos com o grupo de teatro brasiliense Cia Voar Teatro de Bonecos, com o espetáculo “Adivinha Adivinhão”.
Para as cidades de Palmas-TO e Araguaína-TO, contaremos com o grupo de teatro capixaba Imprópria Trupe, com o espetáculo “O Menino do Dedo Verde”.
Como ação de contrapartida social do projeto, teremos oficinas gratuitas em todas as cidades, focadas para professores, pedagogos e público geral. Jataí-GO e Posse-GO recebem as oficinas de Jogos Teatrais, e Goiatuba-GO, Goiânia-GO, Palmas-TO e Araguaína-TO recebem as oficinas de Contação de Histórias, com duração de 4h cada uma. Durante toda a oficina teremos intérprete de libras. Serão apenas 50 vagas por cidade, e as inscrições podem ser realizadas através do site da Sympla (www.sympla.com.br)
O Teatro na Praça é apresentado e patrocinado pela Bayer, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura / Governo Federal, Pronac 193664.
ACESSIBILIDADE
O Festival Teatro na Praça conta com medidas de acesso a pessoas com deficiência motora, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Haverá banheiro químico PNE e espaço reservado na plateia, na praça. Além disso, contamos também com acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva: durante as sessões do espetáculo no Palco da Diversão e na Tenda da História durante as leituras, teremos intérprete de libras.
CORINHA NO CERRADO DAS MARAVILHAS – CIA FLOR DO CERRADO
A Cia Flor do Cerrado comemora 10 anos com espetáculo em homenagem à Cora Coralina, mulher que representa com seus versos, nossas terras goianas. Corinha traz aos palcos uma importante mensagem, com criatividade e imaginação, das cores do mundo, do céu, dos doces, das formigas e da preservação do cerrado. O enredo do espetáculo ainda conta com a narração do Chapeleiro Maluco que, ao longo da história, interage com a menina Corinha e os animais do cerrado, como o senhor Anta, a Jaguatirica, o Quati e o Tamanduá Bandeira.
Construído pelo autor Ribamar Ribeiro exclusivamente para a Cia Flor do Cerrado para celebrar os seus 10 anos de estrada, o texto do espetáculo tem o intuito de trazer o olhar para a infância possível de Cora Coralina, a sua meninice, resgatando o colorido que existe em sua escrita e em seus doces e receitas. O autor Ribamar Ribeiro dá a dimensão necessária ao universo lúdico de Cora. Somando a isso a cenografia mapeada oferece uma experiência única de imersão do público e construção de um mundo lúdico que explora a criatividade e imaginação. As músicas são todas autorais, feitas exclusivamente pelo ator e compositor Vinicius Queiroz, para a dramaturgia do espetáculo. A coreografia foi assinada pela coreógrafa e dançarina Iorhana Fernandes, que usou de elementos folclóricos e regionais como a catira e danças circulares. No palco os artistas se revezam, ora cantando, ora dançando ora interagindo com a plateia.
ADIVINHA ADIVINHÃO – CIA VOAR TEATRO DE BONECOS
Nesse espetáculo instigante, curioso, divertido, engraçado, interativo e surpreendente, bonecos, cordel e música contam causos populares de forma rica e encantadora. O espetáculo Adivinha Adivinhão da “Cia Voar Teatro de Bonecos”, consiste em uma adaptação de um conto popular de Pedro Malasartes, personagem marcante da cultura brasileira. Com sua simplicidade e esperteza, Pedro traz consigo suas artimanhas e histórias inacreditáveis! O espetáculo mostra ao público o dia em que Pedro, astuto como sempre, foi oferecer seus serviços de adivinho na fazenda do coronel Boca Larga e desvendou o mistério do sumiço de certas jóias preciosas! A montagem utiliza a técnica de bonecos de luva e a narrativa é inspirada na cultura popular do Nordeste.
A Voar está há 20 anos divertindo crianças de 0 a 90 anos, sempre com espetáculos alegres, que retratam a realidade de maneira lúdica e cristalina. A trupe fundada por Marco Augusto comemora toda essa estrada com uma turnê pelo Distrito Federal, que sempre os acolheu! “O riso é certo e solto nesse espetáculo. Pedro Malasartes e o coronel Bocalarga são personagens incríveis“, afirma o bonequeiro Marco Augusto. “As crianças adoram! É um espetáculo que interage com o público, através de brincadeiras, adivinhações, música e parlendas. O riso é garantido!“
O MENINO DO DEDO VERDE – CIA DE TEATRO IMPRÓPRIA TRUPE
A Imprópria Trupe é uma companhia de teatro capixaba, fundada no ano de 2016. Surgiu a partir de um curso de formação de atores promovido pelo Centro Cultural Eliziário Rangel, na Serra/ES. A Cia realiza apresentações em diferentes espaços, participando de Festivais que democratizam o acesso à arte e a cultura. Esta Cia Capixaba foi selecionada para integrar a programação do Festival Teatro na Praça no Tocantins, passando por Palmas e Araguaína com o espetáculo “O Menino do Dedo Verde”.
A peça conta a história de Tistu, um filho único que vivia feliz com a sua família na cidade de Mirapólvora. Aos oito anos de idade, seus pais, o Senhor Papai e a Senhora Mamãe, decidiram oferecer a ele um modelo de educação um tanto quanto diferente. Na sua primeira lição, de jardinagem, seu professor, Sr. Bigode, o levou a descobrir um dom muito especial, Tistu tinha o polegar verde. Com seu polegar fazia nascer lindas flores, o que poderia ser ótimo, mas também cria uma série de confusões no mundo dos adultos, fazendo com que Tistu se envolvesse em várias peripécias. As aventuras de Tistu são entoadas por ritmos da cultura popular capixaba, referência que aparece, também, em outros detalhes da cena, como figurinos e adereços.
WB PRODUÇÕES
Fundada por Bruna Dornellas e Wesley Telles, a WB Produções é uma empresa realizadora de projetos culturais, que tem em seu DNA a missão de produzir experiências transformadoras ao público através da cultura brasileira. Há 16 anos no mercado, a WB realiza projetos originais, e também é responsável por grandes obras premiadas internacionais no Brasil. É a produtora de mais de 20 projetos, dentre eles “Através da Iris”, de Cacau Hygino – homenagem a nova-iorquina Iris Apfel, interpretada por Nathalia Timberg; “Misery” da obra de Stephen King, com Mel Lisboa e Marcello Airoldi; “Três Mulheres Altas” (Three Tall Women) de Edward Albee, com Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill; “Gargalhada Selvagem” (Laughing Wild) de Christopher Durang, com Alexandra Ritcher e Rodrigo Fagundes, dentre muitos outros. Ao todo, a WB Produções atingiu um público de mais de 1,5 milhão de espectadores em mais de 700 sessões realizadas, envolvendo mais de 500 profissionais entre artistas, técnicos e equipe em seus projetos. Além disso, a WB tem como objetivo proporcionar experiências socioculturais e acessíveis, prezando pela diversidade, sempre unindo o ESG ao setor cultural. As atividades de cada projeto realizado estão unidas e ligadas a ODS’s, fortalecendo o legado social da empresa.
A PATROCINADORA BAYER
A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas áreas de ciências da vida de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade em todo o mundo. O Brasil é a segunda maior operação da companhia no mundo.
FICHA TÉCNICA
Idealização e Direção de Produção: Bruna Dornellas e Wesley Telles.
Produção Executiva: Aline Gabetto e Clarice Coelho.
Produção Técnica: Sidney Felippe.
Gestão de Projetos: Deivid Andrade.
Designer Gráfico: Natália Farias.
Social Media e Gestão de Tráfego: Ismara Cardoso.
Assistente de Produção: Anna Mittmann.
Coordenação Administrativa: Letícia Napole.
Assessoria Jurídica: Maia, Benincá & Miranda Advocacia.
Assessoria Contábil: Leucimar Martins.
Assessoria de Imprensa: Fato Mais.
Apresentado por: Ministério da Cultura e Bayer.
Apoio Institucional: Prefeitura Municipal de Jataí, Prefeitura Municipal de Posse, Prefeitura Municipal de Goiatuba, Prefeitura Municipal de Goiânia, Prefeitura Municipal de Palmas, Prefeitura Municipal de Araguaína e SESC Tocantins.
Realização: WB Produções e Instituto Arte e Cultura Para Todos.
Equipe do espetáculo “Corinha no Cerrado das Maravilhas” – Cia Flor do Cerrado:
Dramaturgia: Ribamar Ribeiro.
Diretor Artístico: Danilo Felipe.
Coreografia: Iorhana Fernandes.
Músicas: Vinícius Queiroz.
Produção Geral: Hélio Martins.
Produção: Pequizeiro Cultural.
Cenografia & Direção de Arte: Paulinho Pessoa.
Figurinos: Michelle Lucena.
Sonoplastia: Studio Volts.
Fotografia: Jhonnathas Franco.
Equipe do espetáculo “Adivinha Adivinhão” – Cia Voar Teatro de Bonecos:
Diretor e Bonequeiro: Marco Augusto.
Bonequeiro: Gabriel Calasans.
Narradora e Contadora de Histórias: Alessandra Barros.
Equipe do espetáculo “O Menino do Dedo Verde” – Cia de Teatro Imprópria Trupe:
Texto: Uma adaptação da obra de Maurice Druon.
Adaptação: Wellington Fernandes, Irene Soneghetti e Giuseppe Cavatti.
Direção: Wellington Fernandes.
Elenco: Isis Cristina, Sirleia Rocha Lube e Wellington Fernandes.
Cenário: Wellington Fernandes.
Figurino: Wellington Fernandes.
Maquiagem: Wellington Fernandes.
Trilha Sonora: Thiago Guedes e Imprópria Trupe.
Sonoplasta: Breno Heber.
Iluminador: Denner Griggio.
SERVIÇO
FESTIVAL TEATRO NA PRAÇA
Entrada Gratuita!
JATAÍ/GO | 04 DE AGOSTO – sexta, das 9h às 16h
Praça Tenente Diomar Menezes – Av. Goiás, 1156-1222, Centro, Jataí/GO.
GOIATUBA/GO | 08 DE AGOSTO – terça, das 9h às 16h
Centro Municipal de Abastecimento e Lazer – Feira Coberta – Rua Rio Branco, 1253, Goiatuba/GO.
GOIÂNIA/GO | 13 DE AGOSTO – domingo, das 9h às 16h
Praça do Ipê – St Bueno, S/N, Goiânia/GO.
POSSE/GO | 18 DE AGOSTO – sexta, das 9h às 16h
Praça da Liberdade – Rua Mãe Naninha, 374-458 – St Auguso José Valente I, Posse/GO.
PALMAS/TO | 23 DE AGOSTO – quarta, das 9h às 16h
Praça do Espaço +Cultura Atriz e Educadora Marcélia Belém – Quadra 1304 Sul, Rua 11 – Plano Diretor Sul, Palmas/TO.
ARAGUAÍNA/TO | 28 DE AGOSTO – segunda, das 9h às 16h
Praça das Nações – Rua Vereador Falcão Coelho, S/N, Centro, Araguaína/TO.
Informações: (27) 2142-5350
Classificação: Livre
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
Abertura do evento em cada cidade: 9h
Espaço da Aventura
9h às 10h | 11h às 12h | 13h às 15h
Recreação e brincadeiras originalmente brasileiras.
Tenda da História Cora Coralina | Professor Concesso
9h às 10h | 11h às 12h | 13h às 15h
Contação de histórias.
Palco da Diversão
10h às 11h – 1ª sessão da peça “Adivinha Adivinhão”
15h às 16h – 2ª sessão da peça “Adivinha Adivinhão”.
Encerramento do evento em cada cidade: 16h
Programação acessível: No Palco da Diversão, durante as apresentações da peça, e na Tenda da História, durante a leitura para as crianças, teremos intérprete de libras para a comunidade surda.
OFICINAS DE CONTRAPARTIDA SOCIAL
INSCRIÇÕES GRATUITAS
OFICINA DE JOGOS TEATRAIS:
JATAÍ/GO | 03 DE AGOSTO – quinta, das 13h30às 17h30
Centro cultural – Biblioteca Municipal Dante Mosconi
Endereço: Av. Goiás, 1433 – Vila Frei Domingos, Jataí – GO
POSSE/GO | 17 DE AGOSTO – quinta, das 14h00 às 18h00
Teatro Municipal José Antonino da Silva
Endereço: Rua Robson Ricardo Rodrigues Barbosa, Quadra 8 – St. dos Funcionários, Posse – GO.
OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:
GOIATUBA/GO | 07 DE AGOSTO – segunda, das 14h00 às 18h00
Centro Municipal de Abastecimento e Lazer – Feira Coberta – Rua Rio Branco, 1253, Goiatuba/GO.
GOIÂNIA/GO | 12 DE AGOSTO – sábado, das 14h00 às 18h00
Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro
Endereço: Rua 9 (esquina com a rua 3), Centro, Goiânia – GO
PALMAS/TO | 22 DE AGOSTO – terça, das 14h00 às 18h00
Espaço +Cultura Atriz e Educadora Marcélia Belém
Endereço: 1304 Sul Rua 11 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO
ARAGUAÍNA/TO | 26 DE AGOSTO – sábado, das 14h00 às 18h00
Auditório Do Centro De Artes e Esportes Unificados
Endereço: Av. Tietê, 22, Lot. Araguaína Sul, Araguaína/TO.
Informações: (27) 2142-5350
Classificação: Livre
Vagas: 50 por oficina
Inscrições Gratuitas: www.sympla.com.br
Acessibilidade: Os espaços são acessíveis para pessoas com necessidades especiais, mobilidade reduzida. Também teremos intérprete de libras durante toda a oficina.