Economia educação

Sine de Vila Velha abre inscrições para 22 cursos gratuitos do “Qualificar ES”

Nesta segunda-feira (dia 27 de maio), a equipe do programa “Qualificar ES”, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), vai realizar uma ação especial no Sine de Vila Velha para orientar, tirar dúvidas e cadastrar interessados em participar dos 22 cursos de qualificação profissional que serão ofertados pelo programa, este ano, nos 13 polos de formação espalhados pelos bairros do município.

A equipe prestará atendimento ao público no período das 13h às 17h, na sede do Sine, que funciona no Subsolo-A do Boulevard Shopping, em Itaparica. Para se cadastrar, basta apresentar documentos pessoais (RG e CPF) e informar qual a área de formação profissional que deseja cursar. O programa “Qualificar ES” envolve as modalidades presencial, semipresencial e online. Para participar, o candidato que preferir também pode acessar o site https://qualificar.es.gov.br/, ler as orientações contidas no edital, preencher corretamente o formulário de cadastro e realizar a inscrição online.

Este ano, os cursos a serem ofertados em Vila Velha, pelo programa “Qualificar ES”, são os de Eletricista; Maquiagem; Informática; Cuidador de Idosos; Cuidador de Pessoas com Deficiência; Auxiliar em Farmácia de Manipulação; Recepcionista; Segurança do Trabalho; Assistente de Logística; Montador e Reparador de Computadores; Biscoitos Caseiros; Porteiro; Assistente Administrativo; Inglês Básico; Técnicas de Atendimento e Vendas; Cuidador Infantil; Balconista de Farmácia; Assistente de Logística Portuária; Preparação de Buffet; Massas Italianas; Gestão de Salão de Beleza; e Barbearia.

Estrutura

Everaldo Colodetti, secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, informa que para aumentar a oferta de cursos de qualificação de mão de obra na cidade, a prefeitura está cedendo toda a estrutura física necessária – espaços equipados e adequados para funcionar como salas de aulas –, enquanto o Governo do Estado cede professores, insumos, materiais didáticos e todo apoio logístico necessário para coordenar as atividades que serão realizadas nos polos de formação instalados nos bairros Cobilândia, Jardim Asteca, São Torquato, 23 de Maio, Jaburuna, Coqueiral, Jockey, Terra Vermelha, Jabaeté e Cidade da Barra.

“Estamos trabalhando de forma integrada, com total apoio e incentivo do prefeito Arnaldinho Borgo, para a ampliação dos cursos ofertados pelo ‘Qualificar ES’, em nossos polos de formação profissional. Existe demanda para isso.  Há vagas de emprego disponíveis no mercado formal de trabalho, mas ainda falta mão de obra qualificada para diversas funções e setores produtivos. Por isso, estamos em campo fazendo levantamentos para identificar as regiões de Vila Velha ainda não atendidas pelos programas de qualificação e as comunidades que já foram atendidas, mas que necessitam de mais cursos e mais vagas”, explica Colodetti.

Demandas

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, informou que a capacidade de entrega do Estado aumentou de forma que, atualmente, a pasta já tem condições de planejar o atendimento de novas demandas por formação técnica e profissional para alunos e trabalhadores de Vila Velha. Segundo Lamas, esta pauta é prioridade para o Governo do Estado, que vê na educação o maior instrumento de justiça social e de cidadania que existe.

Leia também