Cultura

Shopping Vitória abre visitas educativas no Parque Cultural

Shopping Vitória abre inscrições para visitas educativas no Parque Cultural Reserva Vitória

Experiência une arte, natureza e diálogo com artistas em edição aberta ao público

O Shopping Vitória lançou uma nova edição do projeto Reserva Arte, iniciativa que integra cultura, educação e vivência ao ar livre em um circuito artístico dentro do Parque Cultural Reserva Vitória. Pela primeira vez, a programação está aberta à comunidade em geral, com visita guiada e bate-papo com os artistas Elvys Chaves e Carlo Schiavini. O encontro é gratuito e acontece no próximo sábado, 06 de dezembro, às 10 horas, com vagas limitadas mediante inscrição pelo Sympla.

Realizado em parceria com a Associação de Moradores e Amigos da Reserva Vitória (AMARV) e sob coordenação da Matias Brotas Arte Contemporânea, o projeto inaugura uma nova fase mais acessível e participativa. Antes restrito a alunos da rede pública de Vitória, o Reserva Arte agora amplia sua proposta e convida o público a uma experiência sensorial que conecta arte contemporânea, paisagem urbana e reflexão.

“Acreditamos no poder transformador da cultura. O Parque Cultural Reserva Vitória é, por si só, um museu a céu aberto que desperta sensibilidade, curiosidade e novas formas de ver o mundo. Estamos felizes em oferecer uma atividade que aproxima ainda mais a comunidade capixaba da arte, da natureza e do conhecimento”, destaca Mariana Buaiz, vice-presidente do Shopping Vitória.

A atividade tem início no Café Cultura, na Ala Parque do Shopping Vitória. De lá, os participantes seguem para o circuito das nove obras instaladas no Parque Cultural Reserva Vitória, na Rua Victor Civita, Enseada do Suá. As visitas são mediadas por educadores preparados pela coordenadora do projeto, professora Stela Maris Sanmartin, com abordagem voltada à leitura das obras, percepção coletiva e diálogo sobre os processos criativos.

Ao final do percurso, o público retorna ao Shopping Vitória para um bate-papo descontraído com os artistas convidados. Nesta edição, o encontro apresenta o projeto Realidade Expansiva, que reúne as obras Mineral Data, de Elvys Chaves, e Node Horizon, de Carlo Schiavini.
Enquanto Elvys explora a materialização de dados digitais em estruturas físicas, Schiavini traz uma reflexão sobre comunicação e linguagem no ambiente digital — temas que aproximam arte e tecnologia de forma sensível e inovadora.

Mais do que contemplação, o projeto estimula uma experiência estética coletiva e participativa. Exercícios de percepção do olhar convidam os visitantes a refletirem sobre arte, natureza, cidade, patrimônio e os modos como o espaço público pode se tornar um território de convivência e pertencimento.

Para Lara Brotas, diretora de projetos da Matias Brotas Arte Contemporânea, o Reserva Arte consolida o papel do parque como espaço democrático e vivo.
“Quando a arte sai dos ambientes fechados e, muitas vezes, inacessíveis, e passa a ocupar o espaço urbano, ela se torna parte do cotidiano. Isso gera encontros, provocações e caminhos de diálogo. A arte ao ar livre abre possibilidades que vão além da contemplação, permitindo uma experiência espontânea, sensível e coletiva”, explica.

Criado em dezembro de 2021, o Parque Cultural Reserva Vitória reúne obras de artistas de várias regiões do país, como Adrianna Eu, Antonio Bokel, Thainan Castro, José Berchara e José Spaniol. Os capixabas Sandro Novaes e Vilar também integram o acervo, que transforma o espaço em um percurso artístico acessível e integrado à natureza e à vida urbana.

Leia também