O levantamento do Anuário da Cerveja apontou que a concentração de cervejarias na região Sudeste permanece em alta, apresentando 798 estabelecimentos registrados, o que representa 46,2% do total de cervejarias do Brasil
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) divulgou no último dia 05, mais uma edição do Anuário da Cerveja que mostrou o crescimento do setor cervejeiro em 11,6%, com a abertura de 180 novos estabelecimentos no país. Ao todo o país conta com 1.729 cervejarias.
Um dos exemplos é o da Cervejaria Loveland que tem fábrica sediada em Ibatiba, no Espírito Santo (que faz divisa com Minas Gerais), e inaugurou um pub no final do mês de maio, em Vila Velha.
O cervejeiro Joaquim Natal teve seu trabalho reconhecido nacionalmente, com uma de suas cervejas premiada como a melhor cerveja do Brasil, a American Wheat – que ganhou a Medalha de Ouro de melhor cerveja do país na categoria American Style Wheat Beer, no ‘Concurso Brasileiro de Cervejas’, realizado em Blumenau (SC). “Já a American Stout levou Medalha de Ouro no Concurso Brasil Beer Cup também em 2022 e a German Pils foi Medalha de Ouro Categoria European Lager – Copa Capixaba de Cerveja Artesanal e Medalha de Prata no Best of Show da Copa Capixaba de Cerveja Artesanal sendo assim a segunda melhor cerveja capixaba em 2022”, afirma o cervejeiro.
Em 2022 a Cervejaria Loveland contratou uma consultoria empresarial especializada em expansão de negócios, hoje já conta com um Pub Praia da Costa e com projetos de investimentos. “Nosso intuito é até dezembro de 2024 fazer investimentos no valor de R$ 2 milhões e preparar a fábrica para produzir no mínimo vinte mil litros/mês sem perder a qualidade, investir em pessoas, governança corporativa e equipamentos, explica um dos sócios, Hubner.
O modelo de pub foi pensado na unidade própria para futuramente ser trabalhado o modelo de franquia. “Nossa previsão é estar com faturamento de R$ 4.500.000 em 2025”, pontua Hubner. “Com nossa fábrica a todo a vapor, participação em eventos voltados para o universo cervejeiro, e projetos de trabalho no e-commerce, nosso intuito é nos solidificar cada vez mais neste mercado e até 2025 ter no mínimo cinco cervejas premiadas no mundo”, diz o cervejeiro Joaquim Natal.