350 vagas abertas na Nova EJA em todas as unidades do Estado para aqueles que desejam voltar a estudar, com inscrições até sexta-feira (29)
Voltar a estudar é mais do que uma simples decisão, é um ato de coragem, transformação e oportunidade. Para muitas pessoas, concluir o ensino médio significa abrir portas para novas oportunidades, reconquistar a autoestima e sonhar alto novamente. Com 350 vagas gratuitas em todo o Espírito Santo, a Nova EJA Profissionalizante (Educação de Jovens e Adultos) do Sesi oferece a chance não só de terminar os estudos, mas de mudar vidas por meio de um ensino dinâmico, acolhedor e adaptado às necessidades de cada aluno.
Érica Nunes do Nascimento, ex-aluna do Sesi Jardim da Penha, em Vitória, é um exemplo de como a Nova EJA pode transformar vidas. “Voltar a estudar foi uma das melhores decisões que tomei. Depois de muitos anos longe dos estudos, encontrei um ambiente acolhedor e professores dedicados que me ajudaram a recuperar a confiança e a paixão pelo aprendizado. Hoje, com o diploma do ensino médio em mãos, me sinto mais preparada para seguir em frente e realizar meu sonho: fazer faculdade e trabalhar no que amo”, contou ela, emocionada.
Outro exemplo de superação é o de Sâmella E. Teófilo Luciano, ex-aluna da Nova EJA no Sesi Araçás, em Vila Velha, que hoje é microempreendedora individual e dona de sua própria empresa, a Sam Cake. “A rotina de cuidar dos filhos, trabalhar e estudar não é fácil, mas meu esposo e eu nunca desistimos. Ele tem uma deficiência física, mas também recebeu apoio do Sesi nas questões de acessibilidade. Hoje, minha vida mudou completamente, e posso inspirar minhas filhas a acreditarem que vale a pena investir na educação. Meu pai, aos 53 anos, também voltou a estudar, e eu me tornei um exemplo dentro da minha família”, afirmou, emocionada.
Ao todo, são 50 vagas em cada uma das sete unidades do Sesi no Estado: Aracruz, Araçás (Vila Velha), Cachoeiro de Itapemirim, Civit (Serra), Colatina, Jardim da Penha (Vitória) e Linhares. Para fazer parte da última turma do ano, os interessados podem preencher o cadastro de interesse até o dia 29 de novembro no site oficial do Sesi, sesies.com.br/eja.
As aulas são oferecidas no modelo Ensino à Distância (EaD), com encontros presenciais pontuais. Os alunos também participam de um curso de qualificação profissional em parceria com o Senai ES, ampliando suas chances de inserção no mercado de trabalho.
“O modelo à distância foi pensado para facilitar o aluno nos estudos, permitindo a conclusão do ensino médio em até 18 meses. A Nova EJA conta com uma metodologia exclusiva de reconhecimento de saberes, onde validamos as competências e habilidades adquiridas pelas experiências de vida e trabalho dos estudantes”, explicou Tatiane Franco, gerente executiva de Educação do Sesi.
Além de concluir o ensino médio, os alunos recebem qualificação profissional, o que aumenta suas chances de crescimento no mercado de trabalho. O superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Geferson Luiz dos Santos, ressaltou a importância do programa: “A Nova EJA oferece uma nova chance para quem precisa concluir seus estudos. Além disso, ela também prepara os alunos para novas profissões, capacitando-os para se inserir no mercado de trabalho e crescer dentro dele.”
O curso é oferecido de forma on-line, com aulas durante quatro dias na semana. Para participar, o aluno deve ter um computador ou notebook com acesso à internet, câmera e microfone. O conteúdo é apresentado na plataforma digital Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde os alunos terão acesso a materiais multimídias, como vídeos, animações e textos.
Além disso, o curso também prevê encontros presenciais, com presença obrigatória no período inicial, quando ocorre o “Diagnóstico Inicial – Reconhecimento de Saberes”. Após essa fase, os encontros presenciais passam a ser uma vez por semana, conforme o calendário do curso.
Podem se inscrever na Nova EJA pessoas com 18 anos ou mais que tenham concluído o Ensino Fundamental. A comprovação de escolaridade pode ser feita por meio de documentos como histórico escolar, declaração de escolaridade ou o Certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).
As inscrições para a última turma de 2024 podem ser feitas até o dia 29 de novembro, pelo site sesies.com.br/eja. Para mais informações, os candidatos podem entrar em contato pelos telefones 0800 102 0880 e 3334-7300, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
- Sesi Aracruz: Ensino Médio + Qualificação Profissional em Controlador e Programador da Produção
- Sesi Araçás: Ensino Médio + Qualificação Profissional em Assistente de Controle de Qualidade
- Sesi Cachoeiro: Ensino Médio + Qualificação Profissional em Assistente de Controle de Qualidade
- Sesi Civit: Ensino Médio + Qualificação Profissional em Assistente de Controle de Qualidade
- Sesi Colatina: Ensino Médio + Qualificação Profissional em Controlador e Programador da Produção
- Sesi Jardim da Penha: Ensino Médio + Qualificação Profissional em Controlador e Programador da Produção