Cidade

Servidores terão capacitação gratuita em IA

Capacitação gratuita em Inteligência Artificial prepara servidores para o futuro da gestão pública

Iniciativa da Secti, sob a liderança de Bruno Lamas, visa modernizar o serviço público capixaba e qualificar até 80 mil servidores estaduais

Em um passo importante rumo à modernização da gestão pública no Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) lançou nesta terça-feira (27), no auditório do Hub ES+, no Centro de Vitória, a Trilha de Formação em Inteligência Artificial (IA), um programa gratuito voltado exclusivamente para servidores estaduais de todos os poderes.

A iniciativa, apresentada pelo secretário Bruno Lamas, integra o programa Qualificar ES Formação Avançada – Coursera e oferece uma trilha estruturada de cursos em três níveis — básico, intermediário e avançado — com o objetivo de capacitar até 80 mil servidores capixabas. A plataforma escolhida para os estudos é o Coursera, com acesso liberado após inscrição pelo site oficial do programa: formacaoavancada.universidades.es.gov.br/formacao-ia.

Durante o evento, o governador Renato Casagrande destacou o papel estratégico da Inteligência Artificial no aprimoramento dos serviços públicos. “Mesmo não sendo especialista no tema, reconheço o potencial transformador da IA. Exemplo disso é o lançamento do nosso Portal Inteligente ES.GOV, com a assistente virtual LIA, que já está facilitando o acesso a mais de 250 serviços públicos. Essa trilha formativa vai nos permitir avançar ainda mais”, afirmou.

Segundo Bruno Lamas, a iniciativa reflete o compromisso do Governo com a qualificação contínua do funcionalismo. “A inovação é prioridade. Ao capacitarmos nossos servidores para o uso da IA, estamos não só preparando-os para o presente, mas também pavimentando o futuro da gestão pública. A proposta é tornar a tecnologia acessível, prática, ética e transformadora”, destacou o secretário.

A trilha de formação visa fomentar uma cultura de inovação e digitalização no serviço público, promovendo maior eficiência, inteligência e agilidade na prestação dos serviços à população.

Além disso, foi anunciado que, a partir de setembro, o programa será estendido à população em geral, consolidando o Espírito Santo como referência nacional em inclusão digital e inovação tecnológica no setor público.

Leia também