Cidade

Serra promove mutirão de retificação de nome

Na  próxima segunda-feira (22), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Laranjeiras, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e Defensoria Pública do Espírito Santo promovem o segundo mutirão de retificação de prenome e gênero “Esse é o Meu Nome”.

Por meio do mutirão, pessoas trans  terão a oportunidade de alterar o gênero e o nome nos registros de nascimento e de casamento. Para participar, é preciso ser maior de 18 anos, fazer o cadastro prévio no formulário disponível neste link http://tinyurl.com/3ezve3sx e comparecer ao Cras levando os documentos listados no fim da matéria.

“A Serra reafirma o compromisso na promoção da cidadania LGBTI+. Promovemos diversas ofertas de serviços públicos para essa população com formações e capacitações sobre a diversidade sexual e de gênero”, aponta Layza Lima, chefe da divisão de Promoção da Igualdade de Gênero da Sedir. 

A ação acontece das 9 às 17 horas e também vai oferecer a pessoas LGBTI+ residentes na Serra inscrição no Cadúnico e cadastro para encaminhamento a empregos no Sine Móvel.  Segundo a secretária da pasta, Lilian Mota, se faz necessário que a sociedade respeite as pessoas LGBTI+ e que a inserção destas no mercado de trabalho leve em consideração suas qualificações profissionais. Ela conclama, ainda, que as empresas contratem pessoas LGBTI+.

“É um direito conquistado e garantido e a Sedir tem o compromisso de fomentar a cidadania de todas as pessoas, seja por meio das ações diretas ou de parcerias”, destaca a secretária.

Confira a documentação necessária:

Retificação de prenome e gênero

– Certidão de Nascimento;

– Certidão de Casamento (inclusive com averbações);

– CPF;

– Carteira de Identidade (RG);

– Carteira de Trabalho;

– Título de Eleitor;

– Comprovante de residência (água, luz, telefone, fatura de cartão, cartão de saúde ou declaração de liderança comunitária);

Cadastro Único

– Certidão de nascimento;

– Certidão de casamento (inclusive com averbações);

– CPF;

– Carteira de identidade (RG);

– Carteira de trabalho;

– Título de eleitor;

– Comprovante de residência (água, luz, telefone, fatura de cartão, cartão de saúde ou declaração de liderança comunitária);

Sine Móvel

– Carteira de identidade (RG);

– Comprovante de residência  (água, luz, telefone, fatura de cartão, cartão de saúde ou declaração de liderança comunitária);

Leia também