Prefeitura já economizou mais de R$ 24,5 milhões com processos eletrônicos e projeta novos avanços em inovação e acessibilidade digital
A Prefeitura da Serra mostra que é possível fazer diferente — e melhor. Desde 2022, quando iniciou a transformação digital de seus processos administrativos, o município vem colhendo resultados expressivos que impactam diretamente as finanças públicas, o meio ambiente e a vida do cidadão.
Nos últimos três anos, a eliminação do uso de papel resultou em uma economia superior a R$ 24,5 milhões, a preservação de 1.524 árvores e a redução de mais de 15 milhões de folhas de papel. A digitalização, que parecia distante para muitos municípios brasileiros, tornou-se realidade na Serra e hoje já é referência nacional.
De 2024 até agora, cerca de 165 mil processos foram abertos totalmente em formato digital, garantindo mais agilidade, segurança e eliminando riscos de extravio. Ao todo, já são mais de 500 serviços disponíveis de forma eletrônica, muitos dos quais geram resposta ao cidadão no mesmo dia.
“A transformação digital da Prefeitura da Serra está apenas no começo, mas os resultados já são visíveis. Com foco em inovação e no uso estratégico da tecnologia, o município está construindo um futuro mais eficiente, seguro e acessível para seus cidadãos”, afirma o secretário de Inovação e Tecnologia, Pedro Trindade.
Embora capitais como São Paulo, Curitiba e Recife também avancem na digitalização de serviços públicos, a Serra se destaca pela integração entre inovação tecnológica, propósito e resultados mensuráveis. No Espírito Santo, é o município serrano que lidera com maior variedade de tipos processuais já digitalizados.
De acordo com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP-TIC), menos de 20% dos municípios brasileiros alcançaram a gestão 100% digital dos processos. A Serra, além de já estar nesse grupo, se prepara para o próximo passo: usar dados e inteligência artificial para antecipar demandas da população.
Como parte do pacote de inovação, será lançado em breve o novo site institucional da Prefeitura, com design intuitivo, linguagem simplificada e atendimento por assistente virtual. A proposta é garantir que qualquer cidadão, independentemente do nível de familiaridade com tecnologia, consiga resolver demandas de forma rápida e acessível.