Saúde

Serra Inaugura Nova Central de Ambulâncias

Neste sábado (15),  Serra celebrou a inauguração da nova Central de Ambulâncias, um importante reforço ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A nova estrutura conta com um total de 27 veículos, incluindo 12 ambulâncias, 13 vans e 2 spins, todos dedicados ao Serviço de Transporte Sanitário da Serra.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito da Serra, Sergio Vidigal, destacou a importância da iniciativa: “Eu sei que todas as ações da Prefeitura são conquistas, mas têm algumas que são muito especiais. Primeiro, porque não são fáceis de serem realizadas. Segundo, porque são difíceis de serem reconhecidas, e algumas delas estão na área da saúde. Por isso hoje, estamos realizando a entrega desse grande serviço que é a Central de Ambulâncias.”

As novas ambulâncias serão responsáveis pelo transporte de pacientes que, embora não necessitem de atendimento de urgência, precisam ser transportados com segurança e conforto. Estes veículos estarão distribuídos pelas Unidades Regionais de Saúde (UR) em Valparaíso, Feu Rosa, Jacaraípe, Serra Dourada, Novo Horizonte e Serra Sede, facilitando o acesso ao transporte para pessoas com mobilidade reduzida.

O Serviço de Transporte Sanitário da Serra opera 24 horas por dia, atendendo a demandas de segunda à sexta-feira, das 08 às 16 horas. Para solicitar o serviço, os cidadãos podem entrar em contato pelos números (27) 3241-8315 e (27) 98166-1195, ou pelos emails transportesanitario@serra.es.gov.br e servicosocial.transporte@serra.es.gov.br. O serviço também pode ser acionado por equipamentos de saúde.

O serviço de Transporte Sanitário da Serra tem como missão principal atender usuários com mobilidade reduzida ou nula, temporária ou permanente, que necessitem de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre suas funções estão:

  • Transporte de usuários agendados pela Regulação Municipal para procedimentos médicos terapêuticos;
  • Remoções intra-hospitalares e altas hospitalares.

Além disso, o serviço cobre atendimentos eletivos como hemodiálise, câmara hiperbárica, quimioterapia, radioterapia, antibioticoterapia, fisioterapia, consultas e exames especializados, curativos de grande porte, revisão de cirurgia, entre outros.

A secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra, ressaltou o compromisso da atual gestão com a saúde pública: “Hoje faz dois anos que esta gestão entregou a reforma do AMES, sendo que a oferta de especialistas é uma função do Estado, mas a Prefeitura da Serra assumiu um compromisso com a população. Agora, lançamos a Central de Ambulâncias, que é outra grande entrega. Este ano recebemos a visita do Ministério da Saúde por duas vezes, isso só acontece porque o município é referência.”

Leia também