Geral

Serra implementa duas novas políticas públicas para idosos e crianças

A Secretaria de Assistência Social da Serra assina nesta quinta-feira (24) parcerias com 13 organizações da sociedade civil para a implementação de políticas públicas de cuidado a crianças e idosos. Os investimentos são da ordem de R$ 7 milhões, com recursos provenientes dos fundos da Pessoa Idosa e da Criança e do Adolescente.

O evento de assinatura será nesta quinta-feira (24), às 9 horas, no Cras de Laranjeiras.

Dentre os diversos projetos, se destacam a assinatura da parceria que dará início ao primeiro Centro Dia para Pessoa Idosa do Estado e ao projeto “Hora de Brincar”, voltado para a primeira infância. Os dois projetos são inéditos no Espírito Santo.

Saiba mais sobre os projetos:

Centro Dia

O Centro Dia é um Serviço de Proteção Social Especial para pessoas idosas, previsto na Proteção Social Especial de Média Complexidade da Política Pública da Assistência Social, especificamente para pessoas idosas, com idade de 60 anos ou mais, de ambos os sexos, com vivência de violação de direitos que comprometam sua autonomia.

O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, com previsão de início das atividades para o mês de setembro de 2023.

Inicialmente serão atendidos 20 idosos, que serão selecionados por meio dos serviços socioassistenciais do município.

O Centro Dia visa a oferta de atendimento especializado a famílias com idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem; isolamento; confinamento; atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família; falta de cuidados adequados por parte do cuidador; alto grau de estresse do cuidador; desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.

Ou seja, não é um serviço para todos as pessoas idosas, mas para as que estão vivenciando situações de violação de direitos.

“Hora de Brincar”

O projeto vai oferecer espaço com atendimento especializado, realizando por meio do brincar e da estimulação, o desenvolvimento sensório-motor, cognitivo, da criatividade, da imaginação e da autoestima, aprimorando as habilidades físicas, cognitivas e sociais de crianças de 1 a 4 anos incompletos, com atendimentos duas vezes por semana. O total de atendidos ao longo de um ano será de no mínimo 240 crianças.

Leia também