Cidade

Serd alinha projetos de saneamento em Itarana

Secretaria do Rio Doce alinha projetos de saneamento em Itarana

Dando continuidade às visitas técnicas nos municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Doce, a equipe da Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce (Serd) esteve em Itarana nesta quarta-feira (16), para discutir investimentos em projetos de saneamento básico no município.

A reunião ocorreu na sede da prefeitura e contou com a presença do secretário estadual Guerino Balestrassi, do prefeito Vander Enfermeiro e do diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Thyago Crispim. Durante o encontro, foram apresentados os projetos locais voltados à ampliação e modernização dos sistemas de tratamento de água e esgoto, que poderão receber recursos do acordo de repactuação do desastre ambiental de Mariana.

“Itarana está localizada na sub-bacia do Rio Santa Joana, que deságua no Rio Doce. Essa região é estratégica, com uma área de 890 km² e influência direta sobre municípios vizinhos como Afonso Cláudio, Itaguaçu e Colatina. Conhecendo os projetos do prefeito Vander e do SAAE, poderemos definir melhor as prioridades de investimentos para a recuperação ambiental e o saneamento da região”, destacou o secretário Guerino Balestrassi.

O prefeito Vander Enfermeiro comemorou a visita e destacou a importância da parceria com o Governo do Estado. “É muito bom saber que a nova Secretaria Estadual está projetando investimentos para Itarana e região. Modernizar o sistema de tratamento de água e esgoto melhora a condição dos rios, preserva o meio ambiente e traz mais saúde para nossos moradores”, afirmou.

A Serd foi criada em dezembro de 2024 com o objetivo de coordenar, monitorar e fiscalizar as ações de recuperação socioambiental e socioeconômica decorrentes do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015. A tragédia deixou um rastro de destruição ao longo da Bacia do Rio Doce, afetando diretamente diversos municípios do Espírito Santo.

O acordo judicial que estabelece as diretrizes de reparação e compensação dos danos foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 6 de novembro de 2024. Ele envolve o Governo Federal, os governos de Minas Gerais e do Espírito Santo, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União, além dos Ministérios Públicos e Defensorias Estaduais. Também são signatárias as empresas responsáveis pela barragem: Samarco Mineração, Vale e BHP Billiton Brasil.

Com a articulação entre os entes federativos e os municípios atingidos, a expectativa é que investimentos estruturantes em saneamento, infraestrutura e meio ambiente sejam acelerados, promovendo uma recuperação duradoura para a Bacia do Rio Doce.

Leia também