Cidade

Sementes Debate Inovação na Educação Básica em Colatina

Município é um dos contemplados pelo programa público de aceleração de startups que vai atuar na região do Rio Doce.

Colatina, Espírito Santo – Incentivar a comunidade escolar e promover o acesso à ciência e inovação nas salas de aula da Educação Básica foi o objetivo do workshop realizado nesta segunda-feira (16), no município de Colatina, como parte do Programa Sementes do Rio Doce. O evento, que ocorreu no Centro de Ciências de Colatina, foi um marco para a região, buscando engajar educadores, gestores e pesquisadores no debate sobre como as políticas públicas e a inovação podem transformar a educação.

O workshop, intitulado “Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ensino de Ciências na Educação Básica”, contou com a presença de diretores de escolas, pedagogos, professores, profissionais da rede municipal de ensino e servidores de diversas secretarias municipais. Além disso, pesquisadores e representantes do ecossistema de inovação local também participaram do evento, promovendo um intercâmbio de ideias e experiências.

O professor Laércio Ferracioli, responsável pela condução do workshop, destacou a importância do evento para a educação capixaba. “O Sementes abriu as portas do Centro de Ciências de Colatina para debater a popularização da ciência, da tecnologia e da inovação na educação do Estado. Foi uma honra estar aqui e fazer parte deste momento, que será essencial para o avanço do ensino de Ciência não só em Colatina, mas em toda a região do Rio Doce”, afirmou Ferracioli, ressaltando ainda o impacto que o Centro de Ciências terá no desenvolvimento de novas ideias e negócios sustentáveis.

O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, também ressaltou o avanço proporcionado pelo Sementes. “Temos uma nova missão com o programa, que é promover a ciência e inovação e fomentar novos negócios no interior do Estado. Em Colatina, demos um passo importante nesta direção, capacitando as pessoas para as oportunidades que estão por vir”, afirmou Lamas, destacando o investimento robusto que visa trazer novos conhecimentos e abrir portas para o futuro dos empreendedores locais.

Simone Kuster Mitre, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Colatina, destacou o sucesso dos programas de inovação implementados na cidade e a expectativa positiva quanto à atuação do Sementes em 2025. “Já estamos divulgando o programa e nosso objetivo é superar a meta de projetos na cidade, acelerando novos negócios e oferecendo oportunidades para mais empreendedores”, revelou Simone.

Além das discussões sobre inovação na educação, o evento também marcou o lançamento do livro infanto-juvenil “Conhecendo o Mundo da Ciência, Tecnologia e Inovação”, escrito por bolsistas do projeto Hub de Inovação em Rede, que é financiado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O livro visa despertar o interesse dos jovens pela ciência e pelas áreas de tecnologia.

Na sexta-feira (20), será inaugurada a Exposição “Cientistas do Brasil”, em comemoração ao centenário dos cientistas brasileiros César Lattes e Johanna Döbereiner. A mostra, que ficará no Centro de Ciências de Colatina até março de 2025, tem apoio do programa Sementes e é promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O Programa Sementes do Rio Doce é o maior programa público de aceleração de startups do Espírito Santo. Ele vai selecionar 50 projetos inovadores, oferecendo R$ 100 mil não reembolsáveis para cada um, além de capacitação, conexão e mentoria aos participantes, de forma totalmente gratuita.

Uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e a Fundação Renova, o Sementes vai atuar em municípios da região do Rio Doce, como Colatina, Linhares, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Fundão, Marilândia, São Mateus, Aracruz e Serra. Os empreendedores interessados em submeter projetos de inovação poderão se inscrever gratuitamente no programa, com o lançamento do edital previsto para a segunda quinzena de janeiro de 2025.

Leia também