Neste dia 5 de julho, a instituição reforça a contribuição dos pequenos negócios para a economia nacional
O Sebrae comemora 51 anos de dedicação às micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras nesta quarta-feira (5). E, em 2023, a data é ainda mais marcante: a instituição acaba de ser reconhecida como a sexta marca mais forte do Brasil, segundo o ranking anual da revista IstoÉ Dinheiro.
Hoje, o universo dos pequenos negócios corresponde a cerca 21,8 milhões, sendo 14,9 milhões de MEI e 6,9 milhões de micro e pequenas empresas, segundo dados do Simples Nacional. No Espírito Santo, os números também são significativos, com mais de 452 mil empresas, os pequenos negócios representam 95% das empresas capixabas.
“Celebrar o aniversário do Sebrae é também comemorar os resultados positivos do empreendedorismo, que certamente tiveram a contribuição da instituição. O Sebrae tem como missão apoiar quem deseja empreender e quem já segue nesta trajetória. No Espírito Santo, estamos presentes em todas as regiões, com dez Agências de Desenvolvimento Regionais, com isso ampliamos nosso atendimento e atingimos a marca histórica de mais de 450 mil atendimentos a empreendedores e potenciais empreendedores no ano passado”, comemora o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
Quando o assunto é a geração de empregos, o levantamento feito pelo Sebrae a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta para as pequenas empresas como as principais empregadoras do Brasil. O país fechou 2022 com um acumulado de 2 milhões de novas vagas, das quais quase 1,6 milhão teve lugar nos pequenos negócios; no Espírito Santo eles foram responsáveis por quase 74% da geração de empregos.
MPEs ganham Frente Parlamentar
O lançamento da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas (FPME) acontece neste dia 05 de julho, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. A iniciativa comemora ainda os 51 anos do Sebrae.
Proposta pelo deputado federal Helder Salomão, a Frente tem o propósito de acompanhar todo o processo legislativo e temas que impactam as micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais, além de propor leis que contribuam com o desenvolvimento dos pequenos negócios.
“Como presidente da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, vou trabalhar para que, junto com os demais deputados e senadores, e com o apoio do Sebrae e entidades nacionais e estaduais, tenhamos mais conquistas para os pequenos negócios no Brasil e no Espírito Santo”, salienta o deputado.