Política

Seama promove visita e encontro com gestores para consultoria visando à concessão de parques estaduais

Desde o dia 17 de janeiro, uma iniciativa pioneira tem marcado os seis parques estaduais do Espírito Santo: a presença da equipe técnica da renomada empresa Ernst & Young Global Limited. Esta presença atesta o compromisso do Governo do Estado em potencializar as riquezas naturais da região, por meio de um estudo aprofundado das potencialidades e fragilidades dos parques.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) em parceria com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), visa desenvolver uma modelagem de concessão para a exploração econômica sustentável do uso público dessas áreas protegidas.

Durante as visitas, uma comitiva técnica de servidores da Seama e do Iema acompanhou os representantes da Ernst & Young, proporcionando um panorama abrangente sobre as unidades de conservação. Os gestores e ex-gestores dos parques desempenharam um papel fundamental ao apresentar suas experiências e desafios na gestão desses importantes patrimônios naturais.

Para os visitantes, as experiências foram enriquecedoras, permitindo o contato direto com as histórias, curiosidades e a exuberante biodiversidade dos parques. Participaram de trilhas ecológicas e foram contemplados com a contemplação dos monumentos naturais, proporcionando uma imersão genuína no ambiente natural capixaba.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, ressalta a importância desses encontros para compreender os desafios e as oportunidades que cercam a gestão dos parques. “Os representantes da empresa contratada para a modelagem estão vivenciando e percebendo o grande potencial que os nossos parques têm. Nestas visitas primárias, eles têm a oportunidade de ouvirem pela voz dos gestores dos parques suas expectativas, anseios e desafios”, afirma o secretário.

O processo de construção da modelagem de concessão dos Parques está em sua fase inicial de contratação, aguardando a liberação da ordem de serviço para dar início às atividades contratadas. A Seama será responsável pela fiscalização do contrato do estudo de modelagem, garantindo transparência e qualidade no processo. Além disso, um comitê interdisciplinar será constituído para acompanhar de perto o desenvolvimento do trabalho, com representantes do Iema, da Seama, da Secretaria do Turismo (Setur) e da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), assegurando a participação das comunidades do entorno dos parques.

Os parques estaduais em foco são o Parque Estadual Paulo César Vinha (Guarapari), Parque Estadual Mata das Flores (Castelo), Parque Estadual Pedra Azul (Domingos Martins), Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (Alegre/Ibitirama) e Parque Estadual de Itaúnas (Conceição da Barra). Com essas iniciativas, o Espírito Santo reafirma seu compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, alinhando a conservação dos recursos naturais com o fomento econômico e social das comunidades locais.

Leia também