Em novembro, Campanha Saúde em Dia da Unimed Sul Capixaba reforça a conscientização sobre a saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata.
Dando continuidade à campanha Saúde em Dia, que visa reforçar o cuidado com a saúde, a detecção de sintomas precoces e, principalmente, a prevenção de doenças, neste mês de novembro, a Unimed Sul Capixaba está engajada com o público masculino em todos os setores de prevenção, disponibilizando profissionais capacitados em especialidades como urologia, cardiologia, coloproctologia e oncologia.
No mês dedicado mundialmente ao combate ao câncer de próstata, a Unimed Sul Capixaba reforça o seu compromisso contra essa doença com palestras educativas, divulgação de informações em mídias sociais e consultas profissionais voltadas para o diagnóstico desse câncer.
Dados do Ministério da Saúde apontam que o câncer de próstata tem 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. Entretanto, muitos homens ainda demonstram resistência para a realização do exame para detectar a doença, seja por machismo, vergonha ou desconhecimento. O exame é realizado com dosagem do antígeno prostático específico (PSA), feito para um rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos, juntamente com o exame de toque retal, ainda é considerado fundamental na detecção da doença.
“O câncer de próstata é o mais comum em homens depois dos cânceres de pele. Um tumor, geralmente da terceira idade, que acomete mais os homens com idade acima de 50 anos. Por isso, é recomendado que a partir dessa idade façam, anualmente, consulta ao urologista para realizar a dosagem do PSA e o toque retal. Alguns grupos têm fatores de risco para este tipo de câncer, são eles: pertencer à raça negra, ter histórico familiar de primeiro grau da doença ou apresentar obesidade. Nestes casos, é recomendado iniciar o rastreamento mais cedo, por volta dos 45 anos”, explica a médica oncologista, Mariana Novaes Pinheiro,
Além disso, é importante controlar a obesidade, praticar atividade física regularmente, não fumar, manter uma alimentação saudável e moderar o consumo de álcool. Para prevenção, adotar um estilo de vida saudável pode reduzir o risco dessa condição.