Neste domingo, dia 30, é comemorado o Dia Nacional da Mulher e a data pode ajudar a estimular ainda mais o autocuidado.
Grande parte dos homens nunca vai saber, de fato, o que significa endometriose, síndrome dos ovários policísticos ou menopausa. Essas patologias só acometem mulheres. Em contrapartida, as mulheres brasileiras vivem, em média, sete anos a mais do que os homens, por cuidarem preventivamente da sua saúde.
A estatística é do Ministério da Saúde, comprovada pelos dados de 2018 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que relatam que 78,3% das mulheres fizeram alguma consulta médica em um ano, entre os homens esse percentual foi de 67,9%. O Dia da Mulher, comemorado no próximo domingo, dia 30, é uma oportunidade para chamar atenção para o tema. “Esse comportamento mais proativo das mulheres em relação à saúde pode ajudar a identificar doenças em estágios mais precoces, levando a um tratamento mais eficaz e com melhor prognóstico. Como exemplo, a realização de mamografias periódicas pode detectar o câncer de mama em estágios iniciais, quando as chances de cura são maiores”, defende a cardiologista Wilza Abreu de Brito, que é gestora da Linha Preventiva da Unimed Sul capixaba. Ela aponta que algumas dicas valem para prevenir doenças, como a adoção de um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada; prática regular de atividades físicas; cuidados com a saúde mental e consultas preventivas.
A Unimed Sul Capixaba conta com diversas ações e programas voltados exclusivamente às mulheres. As gestantes, por exemplo, têm acesso a uma série de oficinas online, com temas como Gestão da Emoção na Gravidez, Parto, Amamentação, Cuidados com o Bebê e formação para pais. Além disso, outras iniciativas da cooperativa buscam trabalhar a saúde da mulher sob a perspectiva de prevenção e cuidados, como a mamografia, que é realizada sem custo para clientes com idades entre 50 a 69 anos que não realizaram o exame há mais de dois anos; além de iniciativas beneficentes,
como o “Banco de perucas”, para as que perdem os cabelos em tratamentos oncológicos, e o Núcleo Feminino Cooperativista, em que médicas e cooperadas desenvolvem diversas ações voluntárias. Anualmente, a operadora realiza também a campanha Saúde em Dia com os colaboradores, com duração de outubro a dezembro. Dentro dessa programação, há o Dia D Mulher, que é um momento em que acontecem palestras sobre prevenção de doenças, massagem, exposição de trabalhos de colaboradoras empreendedoras, além de cuidados com a beleza, com tratamentos nos cabelos e maquiagem.