Escritora Sara Lovatti oferece cardápio de crônicas, contos e cartas em novo livro
Autora lança seu terceiro livro no próximo sábado (05), na Casa de Bamba, em Vitória, trazendo abordagem do feminismo em diferentes gêneros literários
A escritora capixaba Sara Lovatti apresenta seu mais recente trabalho, Cardápio, no próximo sábado (05), às 18h, na Casa de Bamba, em Vitória. Este lançamento marca a chegada de seu terceiro livro, que traz um convite literário diverso, com crônicas, contos e cartas que exploram a visão da mulher contemporânea sobre o cotidiano, suas relações afetivas, a vida familiar, amizade e os desenlaces amorosos.
Selecionado pelo Edital Nº 11/2023 – Produção e Difusão de Obras Literárias no Espírito Santo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), Cardápio conta com a distribuição da Editora Cousa. A obra é composta por 19 textos que se entrelaçam com uma perspectiva feminina, focando principalmente em questões de liberdade intelectual, desigualdade de gênero, e os absurdos cotidianos que se aproximam da ficção.
A autora, que já havia abordado questões semelhantes em seus livros anteriores, Desconverso (CachoeiroCult, 2016) e Estilhaço (Pedregulho, 2021), aponta que seu novo trabalho apresenta esses temas de maneira mais nítida. “São temas que agora aparecem de maneira mais evidente, como a liberdade intelectual, a desigualdade de gênero, o contato com as novas tecnologias e as relações humanas a partir dos absurdos cotidianos que beiram a ficção”, afirma Sara. Ela ainda destaca o fio condutor do livro: “A presença da voz da mulher que interliga os textos e, independente do enredo individual de cada conto, vocifera pela liberdade de inscrever-se no mundo real ou no mundo da ficção, livre.”
O lançamento, além da apresentação do livro, contará com uma programação especial que inclui leitura de textos, roda de conversa, sessão de autógrafos com a autora e discotecagem em vinil com o DJ Renan Lubanco, prometendo ser uma experiência imersiva para os leitores e admiradores da obra.
Cardápio é a primeira incursão de Sara Lovatti no campo da prosa. Embora tenha transitado principalmente pela poesia, gênero literário que abraçou desde a adolescência, a autora evita rotular sua escrita. Para ela, essa liberdade de gênero também serve para refutar a estigmatização do feminismo presente em sua obra. “O feminismo é um tema explorado nos contos, já que, ao questionar o modelo literário, os textos também refutam o sistema patriarcal que invade, constantemente, os moldes e o mundo literário”, comenta.
A professora e pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Maria Amélia Dalvi, assinala no prefácio do livro que Cardápio coloca o nome de Sara Lovatti no cenário da literatura contemporânea brasileira, especialmente na produção literária feminina no Espírito Santo. A escritora se inspira em diversas autoras de diferentes nacionalidades, especialmente aquelas que marcam o universo poético, como Ana Cristina Cesar, Bruna Beber, Annita Costa Malufe, entre outras. “Essas mulheres da poesia contemporânea me inspiram profundamente”, revela Sara.
Do livro às oficinas literárias
Além da carreira como escritora, Sara Lovatti também compartilha seu conhecimento literário com seus alunos. Ela ministra oficinas de literatura no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e no último dia 24 de março, realizou a oficina Como e pra que escrever um livro, no Auditório da Eletrotécnica, voltada para alunos do Proeja – Educação de Jovens e Adultos.