Geral

Renato Casagrande é reeleito pela terceira vez governador no ES

O governador Renato Casagrande (PSB) e o  vice-governador Ricardo Ferraço (PSDB) tomaram posse na tarde deste domingo (1º) em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Casagrande já foi Chefe do Executivo Estadual de 2011 até 2014 e agora foi reeleito para um terceiro mandato.

Renato destacou que a partir de agora, tanto ele quanto o  vice-governador Ricardo Ferraço (PSDB) têm um compromisso assumido com a população capixaba nos próximos quatro anos. Destacou também o papel da agora ex-vice-governadora Jacqueline Moraes, que foi a primeira mulher vice-governadora e será secretária das Mulheres.

Ao menos 18 dos 26 integrantes do primeiro escalão do governo do Estado fizeram parte do secretariado da gestão encerrada no sábado (31). Os únicos novatos na equipe são: o economista Miguel Paulo Duarte Neto, que vai comandar a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); o ex-deputado estadual José Carlos Nunes (PT), que será o titular da pasta de Esportes e Lazer; e o deputado federal Felipe Rigoni (União), que deixa o mandato para assumir a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Secretários estaduais estão:

Saneamento e Habitação — Marcus Vicente

Educação — Vitor de Ângelo

Governo — Maria Emanuela Pedroso

Planejamento — Álvaro Duboc

Fazenda — Marcelo Altoé

Cultura — Fabrício Noronha

Mobilidade Urbana — Fábio Damasceno

Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social — Cyntia Grillo

Desenvolvimento — Ricardo Ferraço

Justiça — André Garcia

Saúde — Miguel Paulo Duarte Neto

Segurança Pública e Defesa Social — Alexandre Ramalho

Esportes — José Carlos Nunes

Meio Ambiente — Felipe Rigoni

Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional — Bruno Lamas

Procuradoria-Geral do Estado — Jasson Amaral

Weverson Meireles (PDT) que assumi a Secretaria de Turismo:

Presidente do PDT no Espírito Santo, Weverson Meireles tem 31 anos, é formado em administração pela Ufes e filiado ao PDT desde os 16 anos. Foi subsecretário estadual de Esportes e Lazer entre 2019 e 2020. Atuava como secretário-chefe de gabinete na prefeitura da Serra até o final de 2022, foi líder estudantil secundarista, presidente da juventude do PDT por 10 anos e chefe de gabinete da secretaria de políticas públicas e emprego no Ministério do Trabalho e Emprego e chefe de gabinete de Sérgio Vidigal quando deputado federal.

 

De acordo com Casagrande “seguiremos trabalhando para ampliar as políticas de desenvolvimento do setor de Turismo e, assim colocar o ES cada vez mais em evidência”.

 

Jacqueline Moraes (PSB) passa a assumir a Secretaria de Políticas para as Mulheres:

Vice-governadora do Estado na gestão de 2019 a 2022, atuou durante todo o mandato em ações voltadas para as mulheres, mesmo sem ser titular de alguma pasta. Iniciou sua vida política nos movimentos comunitários e já foi vereadora de Cariacica de 2013 a 2016.

 

 

Enio Bergoli fica a cargo da Secretaria da Agricultura:

Engenheiro agrônomo, foi presidente do Incaper, onde é servidor de carreira, de 2003 a 2008. Foi secretário da Agricultura de 2009 a 2014. Comandou o DER-ES de agosto de 2016 e agosto de 2018 e de janeiro de 2021 até o final de 2022 foi secretário municipal de Serviços da Serra.

 

O Governador Renato Casagrande explicou que diversos atos já foram publicados neste domingo no Diário Oficial, como nomeações de secretários e outras funções e nesta segunda-feira (02) haverá uma reunião com todo o secretariado. “Vamos ter reuniões com o secretariado e nós reestabeleceremos sempre as comissões de controle de despesas do Governo, porque esta á garantia que temos de manter o Estado equilibrado, mas não temos em si um ato objetivo que marca o início de um novo governo, mas, sim um comportamento pela inovação e pela renovação de ser um governo renovado”, disse.

Casagrande disse também, que na reunião de amanhã a pauta será sobre as diretrizes que foram ditas na campanha, pois nem todos os secretários tem ciência dos compromissos que foram feitos na campanha e do planejamento estratégico do Governo.

Renato Casagrande ainda afirmou que, é necessário consolidar aquilo que já foi alcançado neste tempo, mas é preciso dar passos mais largos em especial na área da saúde, pois a pandemia atrapalhou em muito as prestações de serviços e destacou que é preciso avançar na área da educação e investir ainda mais em inovação e assim projetar o ES ao reconhecimento nacional, no que tange a educação e inovação.

Não se trata de começar do zero, mas de acelerar as políticas públicas que já temos, ampliá-las, aperfeiçoá-las e criar outras novas formas para encarar velhos e novos desafios.

Casagrande ainda disse que o tempo de disputas ideológicas é dado por encerrado e que, agora o tempo é de diálogo, tolerância e do entendimento em torno de objetivos comuns.

“Esse é o melhor exemplo que podemos oferecer às futuras gerações de líderes, a melhor forma que temos de indicar um caminho para que elas construam um projeto para os próximos vinte anos como fez a nossa geração, vinte anos atrás. Tínhamos e temos pensamentos políticos diferentes, posições ideológicas distintas, mas um objetivo em comum muito claro: construir de um Espírito Santo mais forte, justo e equilibrado. O Espírito Santo que estamos construindo hoje e pelos próximos anos” finalizou Renato Casagrande.

Leia a íntegra do discurso de posse do governador do Espírito Santo  

 

E-mails –  rodrigodacostha@gmail.com  e revistaekletica@gmail.com
whatsapp- (27) 99947-3645

Leia também