Eventos

Projeto “Vinil Urbano” estreia com Feira de Vinil em Cariacica

A cultura retrô vai invadir Campo Grande, em Cariacica. O projeto “Vinil Urbano”, aprovado pela Lei João Bananeira, vai promover três edições inéditas da Feira de Vinil nos próximos meses. A primeira acontece no dia 11 de outubro, na Cervejaria Boldi Beer, com entrada gratuita.

O evento reunirá colecionadores e comerciantes de discos, como Amigos do Vinil, Garagem do Vinil e Arte Rock, além do projeto De Volta Para o Vinil ES, que ficará responsável pela sonorização da feira utilizando discos de vinil e uma pick-up de DJ.

O músico Arthur Chiarelli, idealizador do projeto, decidiu trazer mais dessa cultura vintage para sua cidade, inspirado no crescente movimento de valorização do vinil no Brasil e no mundo. Segundo ele:

“Mídias físicas sempre serão mais interessantes, tanto para os jovens que nunca tiveram contato, quanto para os mais velhos, que valorizam essa experiência nostálgica”.

Além da venda de discos e mixagens, o público poderá participar de um palco livre, espaço dedicado a quem quiser se apresentar. A Boldi Beer também oferecerá petiscos e bebidas no cardápio para completar a experiência cultural.

Para os organizadores, a Feira de Vinil é uma oportunidade de unir gerações em torno da música e do resgate de memórias afetivas. O vinil voltou à moda e hoje é objeto de desejo de colecionadores e novos apreciadores.

Arthur Chiarelli: músico e educador capixaba une palco e sala de aula em projetos culturais

O capixaba Arthur Chiarelli, licenciado em Música pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), tem se destacado na cena cultural local pela versatilidade em diferentes áreas da música. Atuando como educador, artista e produtor cultural, ele vem transformando a relação de jovens e da comunidade com a arte.

Há quatro anos, Chiarelli integra o programa Música na Rede, por meio do Projeto Orquestra de Violões nas Escolas, na EEEFM Almirante Barroso, localizada em Goiabeiras, Vitória. No projeto, ele leciona violão e teoria musical, promovendo não apenas a formação técnica dos estudantes, mas também experiências que estimulam a criatividade, a sensibilidade e a inclusão social.

Além do trabalho na educação, Arthur também se dedica ao universo da música autoral como guitarrista, vocalista e compositor da banda Elemento 26. Criada em 2020, a banda já lançou um álbum de estúdio, um EP e diversos singles e videoclipes, conquistando espaço na cena independente e reforçando a identidade da produção musical feita no Espírito Santo.

Outro eixo da atuação do artista está na produção cultural. Chiarelli já teve projetos aprovados pela Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) e pela Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (SEMCULT), sempre com foco em iniciativas que envolvem música, arte, cultura e educação.

Com uma trajetória que une palco e sala de aula, Arthur Chiarelli representa uma nova geração de artistas capixabas que acreditam no poder transformador da música e na importância de fortalecer a cultura local.

Leia também