Idosos e voluntários do projeto Digna Idade, desenvolvido pela Simec Cariacica em parceria com o município, realizaram uma ação especial em comemoração ao mês do idoso, no ano em que o projeto completa duas décadas de atividades. Eles participaram de um Show de Talentos, compartilhando com os colegas suas habilidades e conhecimentos.
A inspiração para o encontro foi o “Show de Calouros”, uma das principais atrações da TV brasileira, comandada pelo apresentador Silvio Santos, falecido em 2024. Em clima descontraído e marcado por muita animação, os integrantes do projeto recitaram poesia, dançaram, cantaram, encenaram peça teatral e fizeram exposição de trabalhos de pintura.
Hamilton Serafin de Abreu, de 70 anos, está no Digna Idade há dois. Mesmo fazendo parte de um grupo majoritariamente feminino, ele brinca, interage, faz amizades e é um dos mais animados. No Show de Talentos, Hamilton se apresentou com uma colega dublando a música “Garçom”, sucesso na voz do cantor Reginaldo Rossi. E com direito a figurino.
Morador de Jardim América, conta que começou no projeto depois que teve um problema no nervo ciático. “Fiquei sabendo do grupo, eu fui uma vez, depois fui de novo em uma festa e estou até hoje. Se há diversão, eu estou. Em casa, tenho uma sala com máquina de fumaça, luz negra e lá faço uns vídeos para o TikTok. Digo que possuo mais motivos para sorrir do que para ficar triste”, diz.
A música sempre fez parte da vida de Elza Silva da Conceição, de 71 anos, que formou um trio para cantar Maracangalha, de Dorival Caymmi. “A música é um meio de socialização importante. Gosto de ritmos variados, do sertanejo ao pagode”, afirma ela, que reside próxima à unidade de saúde de Jardim América e começou a participar do projeto em 2023. Elza também desfila na ala das baianas das principais escolas de samba capixabas.
Voluntária no projeto Digna Idade, Jamily Santos de Freitas, assistente administrativo da Credibelgo, empresa parceira da Simec Cariacica, também se apresentou no show de talentos. Ela interpretou um louvor em Libras, deixando os idosos curiosos e empolgados.
“Aceitei o convite para colaborar como voluntária e sou muito feliz no projeto. Eu aprendo muito com os idosos, principalmente em como valorizar a vida. Procuro sempre estar no meio deles. Todos têm muitas histórias para contar. No grupo há idoso de 100 anos e tem quem recita poesia. Vejo a memória deles e fico impressionada. É muito melhor que a minha aos 27 anos”, brinca.
Segundo o Técnico de Comunicação da Simec Cariacica e voluntário do projeto, Tallis Maciel, além de proporcionar momentos de criatividade e socialização, o evento serviu para resgatar memórias da época em que as famílias se reuniam em frente à televisão para acompanhar os programas de auditório. “Foi uma iniciativa pensada para valorizar e reconhecer cada pessoa que acredita no Digna Idade, esse projeto que nasceu para ser fonte de bem-estar, saúde e qualidade de vida”, afirma.
Encontros semanais
O Projeto Digna Idade foi criado em 2005 para promover o resgate da cidadania e o bem-estar das pessoas que chegam à Terceira Idade no município de Cariacica. Os encontros são semanais e acontecem toda quinta-feira, das 8h30 às 10h, na unidade de saúde de Jardim América.
As atividades compreendem palestras, oficinas, dinâmicas de grupo, passeios e confraternizações. Interessados em participar, seja como integrantes ou voluntários, podem comparecer ao local no dia e horário das atividades.