Geral

Programa de alimentação atende 26 municípios no ES

A Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (FEST), empresa que atua como apoiadora do processo de desenvolvimento tecnológico, científico e de inovação, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), tem desenvolvido um projeto denominado Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANES). Essa iniciativa visa a promoção de uma alimentação de qualidade e quantidade suficiente para as regiões e toda a comunidade escolar. Atualmente, esse projeto se faz presente em 26 municípios do país e conta com a participação direta de 13 pessoas, desde alunos de graduação de nutrição, professores, nutricionistas, economista, doméstica, até uma assessora técnica.

Wagner Miranda comenta que mesmo com desafios, o projeto impacta diretamente e positivamente a comunidade escolar. “A alimentação  desempenha um papel fundamental tanto para o bem-estar das crianças, quanto dos municípios em geral. Nosso trabalho, dentro desse programa, é acolher as pessoas que participam, além de valorizar a segurança alimentar e nutricional e, também, buscar combater a fome e a desnutrição no estado e no país. De modo geral, nós pensamos, com essa iniciativa, em promover a dignidade às pessoas, visto que a alimentação adequada e saudável é um direito de todos”, explica o coordenador do projeto.

O projeto valoriza, principalmente, os produtos oriundos da agricultura familiar ou de povos e comunidades tradicionais. Isso porque a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, instituída pelo PNAE, destaca que 30% da compra desses alimentos que são utilizados na preparação do alimento escolar, devem vir de agricultores, que pertencem ao município, para que seja priorizado o desenvolvimento econômico e sustentável da região. Nesse sentido, um dos objetivos desse projeto é, também, promover acesso à utilização de alimentos de qualidade.

Leia também