“O estádio dos sonhos” foi escrita por Pollyanna Faria, que atua há 30 anos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Viver em sociedade significa conviver com pessoas de diferentes personalidades, necessidades e perspectivas. Para os adultos, isso já pode ser desafiador, mas para as crianças, essa convivência exige mais compreensão e empatia. Pensando nisso, a psicopedagoga e professora Pollyanna Faria, com 30 anos de experiência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, lançou o livro infantojuvenil “O estádio dos sonhos”, uma obra que busca ensinar aos pequenos sobre a importância de respeitar as diferenças.
Com 24 páginas, o livro conta a história de quatro crianças – Ana, Talita, Mateus e Robson – que sonham em assistir à final de um campeonato de futebol. Ao chegarem ao estádio, no entanto, descobrem que os ingressos estão esgotados. Determinadas a assistir à partida, elas decidem se posicionar atrás de um muro. No entanto, logo percebem que cada uma delas precisa de uma solução diferente para conseguir ver os gols, as defesas e toda a emoção do jogo.
Segundo Pollyanna, a inspiração para a obra surgiu durante a leitura do conto “O dono da bola”, de Ruth Rocha, com seus alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A escritora conta que, após observar os questionamentos dos estudantes sobre a história, se sentiu motivada a abordar as dificuldades que as crianças enfrentam ao lidar com as diferenças. “Percebi que houve alguns questionamentos dos estudantes e a situação mexeu muito comigo. Eu quis encontrar uma forma de trabalhar esse estranhamento das crianças com o diferente”, explica Pollyanna.
Ela conta que o livro foi escrito em junho deste ano e inicialmente compartilhado com seus alunos como uma forma de ilustrar como cada pessoa tem necessidades distintas. “Inventei nomes e diálogos para mostrar para os alunos como cada um pode ter uma forma diferente de lidar com a mesma situação”, completa.
Com uma carreira dedicada à educação, Pollyanna acredita que os livros têm o poder de despertar reflexões profundas e necessárias nas crianças, tornando-se ferramentas lúdicas para ensinar valores como a empatia e o respeito às diferenças. “Não temos uma receita para que as crianças entendam e respeitem as diferenças. É um aprendizado diário. Somente no cotidiano da sala de aula é que descobrimos o que funciona com cada turma”, diz Pollyanna. Para ela, cada história é única, e o impacto que ela causa depende muito do contexto e da sensibilidade dos alunos.
“O estádio dos sonhos” é o primeiro livro publicado por Pollyanna, mas a autora já está pensando no próximo. Ela revela que a obra está aberta a novas perguntas e reflexões. “Se uma criança me questionar sobre um detalhe da história, prometo que escreverei um novo livro para responder a essa dúvida”, afirma.
A obra já está disponível para venda no site da Amélie Editorial, por R$ 40,00. É uma leitura recomendada para crianças que estão começando a entender a importância da empatia, da aceitação e do respeito ao próximo, temas fundamentais para a formação de cidadãos mais conscientes e solidários, finaliza Pollyanna