Economia

Procon Serra media renegociação de dívidas

Uma impressionante redução de mais de 99% em uma dívida de mais de R$ 50 mil para pouco mais de R$ 500,00 surpreendeu um morador de Nova Carapina I, após a atuação mediadora do Procon Serra. O caso de sucesso não parou por aí: outro débito, desta vez com outro banco, que originalmente somava R$ 12.229,00, foi renegociado para apenas R$ 363,00. Essa reviravolta financeira aconteceu durante um evento promovido pelo Procon Serra, em março passado, no Terminal de Laranjeiras.

O beneficiário dessa significativa redução foi o motorista Rosan Alves Santiago, que viu suas dívidas serem reajustadas para R$ 544,00 e R$ 363,00, respectivamente, desde que fossem quitadas integralmente. Rosan, que anteriormente estava sobrecarregado com dívidas que pareciam intransponíveis, expressou sua gratidão pela eficácia do serviço mediador do Procon Serra.

“Por meio do atendimento do Procon Serra, as dívidas passaram a ter o valor, respectivamente, de R$ 544,00 e de R$ 363,00, desde que o pagamento fosse feito à vista”, afirmou Rosan.

A importância das ações externas realizadas pelo Procon Serra, especialmente em terminais e bairros, foi enfatizada pela secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota. Ela destacou que essas iniciativas facilitam o acesso de uma parte significativa da população a um direito fundamental, muitas vezes dificultado pela falta de tempo, mobilidade ou conhecimento.

“Ao levar o Procon até eles, facilitamos o acesso dessa parcela da população a este direito fundamental”, ressaltou a secretária.

A esposa de Rosan, Macilene Santana, compartilhou uma experiência reveladora sobre a importância de buscar orientação profissional antes de aceitar propostas de renegociação de dívidas. Ela alertou a população sobre golpes financeiros, explicando que, mesmo após aceitar uma oferta de pagamento, continuaram negativados.

“Quando aparecerem valores pequenos assim, é necessário ir até o Procon, verificar se está tudo certo e pedir orientação para evitar cair em golpes”, enfatizou Macilene.

O Procon Serra está disponível para atendimento ao consumidor das 8h às 17h, localizado no Pró-Cidadão, na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe. Para dúvidas e denúncias, os números de contato são 3252-7242/7243/7295/7298, além do celular (27) 98128-8533. As denúncias também podem ser feitas pelo e-mail fiscalizacao.procon@serra.es.gov.br.

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