Cidade

Primeiro hub público de economia criativa e inovação do Espírito Santo é inaugurado

Será inaugurado, nesta terça-feira, dia 10, a partir das 17h, na Praça Costa Pereira, no centro de Vitória, o Hub ES+, o primeiro hub público de economia criativa e inovação do Espírito Santo. A programação multicultural será dedicada a celebrar a economia criativa, a inovação e a cultura capixaba, contando com palestra, exposição de iniciativas e projetos, lançamentos e atrações artístico-culturais.

A cerimônia de inauguração será celebrada com um tour pelo Hub ES+, com a presença do governador Renato Casagrande e com representantes da Secretaria da Cultura (Secult), da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e demais equipes e instituições envolvidas no desenvolvimento do Hub ES+ e no Programa ES+ Criativo.

O evento contará ainda com a palestra de Cláudia Leitão, consultora em Economia Criativa para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, para governos federal, estaduais e municipais, empresas privadas e outras organizações. A consultora, que é doutora em Sociologia pela Sorbonne (Paris V), irá compartilhar conhecimentos sobre o tema do seu livro, “Criatividade e emancipação nas comunidades-rede | Contribuições para uma economia criativa brasileira”, que também será lançado durante o evento. Na ocasião, será realizada a assinatura do protocolo de intenções para formalizar parcerias de integração entre os ecossistemas de inovação de secretarias estaduais do Espírito Santo e do Paraná. A parceria será celebrada entre o secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Marcelo Rangel, e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Espírito Santo, Bruno Lamas Silva.

A programação contará ainda com o lançamento dos Programas de Inovação e dos Ambientes Sociais de Inovação, além do lançamento da publicação da Rota Estratégica da Economia Criativa, uma das entregas contempladas pelo ES+Criativo: Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa do Espírito Santo. A Rota propõe ações de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento sustentável da Economia Criativa no Espírito Santo até o ano de 2035. O projeto é conduzido sob a liderança do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) em convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Dentro do novo espaço, o público também poderá percorrer a Mostra de projetos e produtos, composta por diversos projetos culturais e tecnológicos, ligados à economia criativa capixaba. A exposição vai apresentar o Grupo de Experimentação Sonora (GEXS); o Made in China; o ES Empreendedor; A Fantástica Carpintaria; We believe HUB.

Atrações culturais
Durante todo o evento, o trecho da Praça Costa Pereira em frente ao Hub ES+ será interditado e contará com food-trucks, com atrações musicais e com a Combiousa, kombi literária da editora capixaba Cousa, equipada com sala de leitura e exposição de livro para vendas.

A partir das 17 horas, a trilha sonora ficará por conta do projeto Elza Machine Kombi Sound System. Na Kombi equipada com mesa de som e palco musical, DJ Karolla irá apresentar seu set recheado de pop e funk, regado à brasilidades e referências pretas. A artista capixaba já realizou abertura de shows como Mc Tha e Karol Conka, e foi premiada pelo Prêmio da Música Capixaba 2023, como melhor DJ do ano.
Para fechar a noite de celebrações, a partir das 21 horas, a Praça Costa Pereira será animada pela Escola de Samba Unidos da Piedade, agremiação carnavalesca do bairro Piedade, em Vitória, e que desenvolve diversas atividades e projetos sociais nas comunidades no entorno do Centro de Vitória. Fundada em 1955, sendo a primeira escola de samba criada no Espírito Santo, tem sido ao longo de anos considerada “A Mais Querida”, uma das mais conhecidas e aclamadas no estado.

O Hub ES+
Dedicado a acolher e fortalecer empreendimentos criativos e culturais do Espírito Santo, o Hub ES+ será um espaço completo e multidisciplinar voltado para desenvolver a economia criativa, a tecnologia e inovação capixaba, proporcionando a conexão dessas áreas com a cultura e a arte. O espaço é composto por diversos equipamentos e pelo Lab Café, um café voltado para a economia criativa da gastronomia e cafeicultura local, e está situado na Praça Costa Pereira, com localização estratégica para abarcar a circulação de pessoas, a diversidade, inclusão social e a revitalização do centro histórico de Vitória.

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, o Hub ES+ é a materialização, em um espaço físico, do trabalho que a Secult vem desenvolvendo desde 2019, a partir do programa ES+Criativo, realizado em conjunto com diversas outras instituições, formando parcerias a fim de fomentar políticas públicas para impulsionar a área de economia criativa no estado. “O objetivo é a valorização da criatividade, do capital intelectual e do valor simbólico-cultural, com uma perspectiva de desenvolvimento que proporcione também a geração de trabalho e renda”, ressalta o secretário.

Ele acrescenta que a cultura e a economia criativa representam 3,11% do PIB brasileiro. Além disso, observa, o Espírito Santo é o sétimo estado brasileiro com maior alcance desses setores. “É importante destacar que o Hub ES+ foi concebido em parceria com a Secti, estabelecendo conexão com o universo da inovação, das startups. São diversos ecossistemas em sinergia, e isso é muito importante para o sucesso desses projetos.”

A gerente de Economia Criativa da Secult, Lorena Louzada destaca que o Hub ES+ é fruto de trabalho coletivo, com planejamento realizado por meio de metodologias colaborativas, como imersões e design print. “Assim como o ES+ Criativo, o hub nasceu com a perspectiva de ser intersetorial e interinstitucional, de envolver vários parceiros em um diálogo constante entendendo que as pautas são muitas, os setores são muitos, com demandas também diversas, múltiplas, e de a gente mergulhar nessas demandas e fazer o papel da política pública”, ressalta.

O secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, afirma: “Estamos fazendo uma importante entrega para os capixabas. Um espaço físico para promover a inovação e o desenvolvimento socioeconômico de nosso Estado. O Hub ES+ é uma iniciativa do Governo do Estado que possibilita a criação de um ambiente colaborativo e acelerado para o desenvolvimento e crescimento de novas ideias e projetos, pois envolve uma rede de colaboração entre empresas, startups, universidades e o setor público. Também vamos fazer história, pois pela primeira vez o será assinado um protocolo de intenções entre os Estados do Paraná e do Espírito Santo, para formalizar parcerias de integração entre os ecossistemas de inovação. Precisamos ter uma gestão inovadora e eficiente para sermos competitivos. Para isso, as parcerias e as iniciativas inovadoras são fundamentais”.

Para o diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes, a inauguração do espaço Hub ES+ é uma entrega que vai impactar não só os setores da inovação e da economia criativa do Estado, mas também o progresso econômico capixaba. “A inovação não para e o desenvolvimento do Espírito Santo também não. A inauguração do Hub ES+ terá um impacto forte no fortalecimento do ecossistema capixaba de inovação e da economia criativa, setores em constante expansão e que estão completamente conectados ao desenvolvimento econômico do Estado. Será um marco para história do Espírito Santo”, afirma Arantes.

A programação do Hub ES+ irá oferecer encontros culturais, oficinas, palestras e feiras empreendedoras, entre diversos eventos e formações mensais que iniciarão a partir de outubro, com inscrições abertas ao público. O espaço funcionará de segunda-feira aos sábados, de 8h às 20h, com atendimento ao público e disponibilidade para uso dos espaços, a partir de reservas pré-agendadas. Com as atividades, o espaço irá ampliar o acesso da população a conhecimentos e técnicas para potencializar a criação e desenvolvimento de ideias e negócios criativos e culturais.

O HUB ES+, que faz parte do programa ES+ Criativo, é realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo com coordenação da Secretaria da Cultura (Secult) junto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Leia também