O lúpulo é uma planta utilizada na fabricação da cerveja, por possuir uma flor que contém substâncias que conferem amargor e também aroma ao produto. No município de Viana o primeiro campo de cultivo teve sua primeira colheita. Na última quarta-feira (02), o sucesso do projeto do primeiro Polo de Cervejarias Artesanais do Brasil, marcou a cidade. O campo de lúpulo Clovis d’Oliveira, primeiro campo privado do município, realizou sua primeira safra em menos de 5 meses de cultivo.
Inaugurado em março deste ano, o campo foi o primeiro de um total de 10 a serem instalados ainda em 2023, em uma iniciativa que visa tornar Viana o maior produtor do principal insumo da cerveja do Estado. O prefeito Wanderson Bueno enfatizou o papel fundamental que a iniciativa desempenha no fomento à economia local.
“A colheita de lúpulo representa um marco significativo para Viana, reafirmando nossa posição como pioneiros no desenvolvimento do Primeiro Polo Municipal de Cervejarias Artesanais do Brasil. Além de impulsionar o turismo e a cultura da nossa cidade, essa atividade também gera oportunidades para nossos produtores rurais. Aceitamos os desafios, estudamos, nos planejamos e, hoje, nosso sonho se tornou realidade”, afirmou o prefeito.
O município desponta como um verdadeiro tesouro para os apreciadores desta bebida milenar. A Associação Vianense das Microcervejarias Artesanais (Avicerva) surgiu com objetivo de empoderar os cervejeiros de Viana, por meio de emendas parlamentares, para desenvolver novos projetos e criar atividades mais orgânicas. Atualmente, cinco cervejarias fazem parte da associação