O calor intenso no Espírito Santo já antecipa o verão, com termômetros podendo atingir os 40°C. Na Serra, onde as máximas alcançam 37°C, a Prefeitura assegura que as praias e lagoas estão próprias para banho.
Manguinhos, Bicanga, Carapebus, Jacaraípe e Nova Almeida, junto à lagoa de Carapebus, foram consideradas aptas para atividades aquáticas após análise de balneabilidade realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma). A oceanógrafa e analista ambiental da Semma, Carolyne Mees, explica que a avaliação semanal baseia-se na presença de coliformes na água.
O município realiza a verificação em 26 pontos ao longo da orla, selecionados considerando critérios como a concentração de banhistas e a proximidade com fontes de poluição, como córregos e rios. Os resultados são divulgados todas as sextas-feiras na página da Semma.
“A balneabilidade, que é a capacidade que um local tem de possibilitar o banho e atividades esportivas em suas águas, é avaliada semanalmente e divulgada no site da Prefeitura. Ela é determinada a partir da quantidade de bactérias do grupo coliforme presentes na água”, explica a oceanógrafa e analista ambiental da Semma, Carolyne Mees.