Saúde

Ponto de Hidratação da Serra para pacientes com dengue começa a funcionar nesta quinta-feira (15)

Na quinta-feira (15) será aberto o Ponto de Hidratação da Serra para pacientes com dengue. O espaço funcionará das 7 às 19 horas na recém-inaugurada Unidade Regional de Saúde (URS) de Valparaíso, em Valparaíso.

O local funcionará todos os dias, inclusive, sábado, domingo e feriados. Além de ampla estrutura, serão mais de 20 pontos para hidratação, e o paciente será assistido por médicos e enfermeiros, com a realização de exames.

O objetivo é ampliar a oferta do serviço, que já é realizado nas 40 unidades de saúde do município, nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e no Pronto Atendimento Pediátrico (anexo ao Hospital Materno Infantil).

No momento, a rede municipal instalada possui condições de absorver a demanda atual, mas a ideia é se antecipar a um possível crescimento na busca por atendimentos.

A equipe da Saúde está preparada para ampliar os pontos de hidratação, quando for necessário, e já definiu locais estratégicos para isso, entre eles, a URS Jacaraípe.

A Secretaria de Saúde da Serra orienta que a população que apresenta sintomas de dengue busque atendimento nos equipamentos de saúde, para o acolhimento inicial e orientações sobre o tratamento.

Ações de combate

Esta semana, foi finalizado o 1º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) da Serra em 2024. O objetivo é traçar um mapa dos pontos com mais focos. Com isso, aperfeiçoar o planejamento de ações de combate e criar estratégias para exterminar os criadouros.

Além disso, os Agentes de Combate à Endemias também estão presentes em mutirões que são realizados todo mês como o Serra + Saúde e Serra + Cidadã com ações de combate, panfletagem e orientação aos munícipes sobre como eliminar focos de dengue.

O próximo Serra + Cidadã acontece em Balneário de Carapebus, no próximo dia 17, a partir das 8 horas. No dia seguinte (18/02), a ação contra a dengue será realizada em Planalto Serrano, a partir das 8 horas.

Entre ações reforçadas está o combate a dengue envolvendo a comunidade e realizado, especialmente, aos finais de semana, com visitas domiciliares. O objetivo é reduzir as pendências e acessar imóveis fechados nos dias úteis. Nas visitas, são eliminados focos do mosquito, e o residente também é instruído a fazer o mesmo em sua casa.

A Secretaria de Saúde também promove ao longo do ano mutirões com participação de outros setores e pastas das áreas da limpeza pública, fiscalização de posturas, vigilância sanitária e educação em saúde.

Vale ressaltar que as ações contra a dengue em todo município continuam de forma regular e contínua com serviços como: colocação de larvicidas nas valas e córregos; trabalho com bombas costais para pulverização; atividades de educação em saúde em feiras livres e unidades de saúde; visitas domiciliares; bloqueios de acordo com os casos notificados; e visitas a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros).

Prevenção e monitoramento 

A prevenção e monitoramento da dengue requerem cuidados e, desde outubro, o assunto é tema em discussão na Sala de Situação em Saúde do município, na qual os dados dessa arbovirose e os casos são analisados sistematicamente por uma equipe técnica com objetivo de organizar os serviços, controlar a doença e evitar óbitos.

Semanalmente, os técnicos se reúnem para avaliar a situação  e traçar estratégias com base no Plano Municipal de Contingência das Arboviroses.

Leia também