Cultura

Podcast “A Hora da Música” estreia terceira temporada celebrando a diversidade da música capixaba

Com estreia marcada para o dia 27 de maio, o podcast “A Hora da Música” chega à sua terceira temporada com a missão de valorizar e amplificar as vozes da cena musical do Espírito Santo. Sob o comando do músico, multi-instrumentista e compositor Jura Fernandes, o projeto continua a destacar nomes promissores e consagrados da cultura capixaba, agora com um novo ciclo de entrevistas, sempre às terças-feiras, às 9h, no YouTube e Spotify.

A temporada, que terá a duração de seis meses, promete uma programação semanal dedicada à música feita no estado, mesclando bate-papos profundos com apresentações musicais intimistas. O projeto é patrocinado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Lei Rubem Braga, e reforça seu compromisso com a acessibilidade: todos os episódios no YouTube contam com intérprete de Libras.

André Prando
Potiguara Menezes
Iza
Bella Nogueira

Entre os primeiros convidados já confirmados estão artistas que representam diferentes estilos e gerações da música capixaba: André Prando, Potiguara Menezes, Wilbatuques, Flávio Marão (Projeto Feijoada), Bella Mattar, Trio Havengar, Bárbara Greco, Izar e Bella Nogueira. Cada episódio combina conversa sobre a trajetória artística com uma “palhinha” musical, sempre em uma performance espontânea ao lado de Jura Fernandes.

“É sempre um privilégio conhecer e entregar ao público a trajetória de luta e inspiração dos nossos entrevistados. Tenho certeza que o público vai se divertir e se impressionar com a riqueza da nossa cultura”, afirma Jura.

A temporada anterior, exibida em 2024, já deu mostras da força do projeto: foram 24 entrevistas e mais de 80 mil visualizações no YouTube, consolidando o podcast como uma vitrine da produção musical do Espírito Santo.

Apesar de natural de São José dos Campos (SP), Jura Fernandes é um verdadeiro representante da cultura capixaba. Desde 1995, mantém forte vínculo com o Congo da Barra do Jucu, sendo um dos fundadores da banda Casaca. Com uma carreira que inclui 14 discos, passagens por programas nacionais como o de Serginho Groisman, turnês internacionais e experiências em projetos de musicalização infantil, Jura se destaca por sua versatilidade e atuação constante na valorização da música brasileira.

Em 2024, além de tocar o podcast, Jura lançou o disco infantil derivado de seu livro “O Som da História” e prepara o lançamento de seu terceiro álbum solo ainda neste semestre.

Leia também