Economia Geral

“Planejar a sucessão é fundamental para mitigar riscos”, afirma especialista

A troca de comando das empresas nem sempre é algo simples. Pelo contrário, pode ser um grande desafio. Por conta deste contexto, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEF-ES), em parceria com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e a Deloitte Brasil promoveram nesta quinta (17) a Jornada do Conhecimento 2023 com o tema “Como elaborar o plano de sucessão”.

Gabriela Vichi de Almeida, diretora operacional do Bandes, afirmou que a parceria entre o IBEF-ES e a Deloitte é fundamental  porque está alinhada com os propósitos do banco, que entre eles, é a promoção do desenvolvimento econômico do Estado. “Ter líderes ao nosso lado é fundamental”, avaliou.

O representante do IBEF-ES, Alecssandro Cassassi, ressaltou a importância do papel do instituto para a sociedade e afirmou que o tema em debate deve ser prioritário nas empresas, já que a maioria passa pelo processo de sucessão.

Marcelo Seixas, da Deloitte, destacou que a decisão de criar a conexão com o Bandes e o IBEF-ES foi assertiva. “Ter um escritório da Deloitte no Espírito Santo foi uma iniciativa importante. Falar de um assunto meio ‘espinhoso’ para as empresas e para as famílias é fundamental e precisa ser debatido”.

O palestrante Davi Ernani de Souza começou sua fala mostrando dados de pesquisa, que revelam que menos de 30% das empresas familiares sobrevivem à terceira geração da família por falta de boas práticas. “E planejar a sucessão é fundamental para mitigar riscos. O planejamento de um processo sucessório é fundamental para dar continuidade da gestão e preservação dos valores da empresa”, explicou.

Leia também