Economia

Paulo Baraona é o Vencedor do Prêmio Líder Empresarial 2024

Paulo Baraona recebeu 36% dos votos e foi destacado por sua atuação no fortalecimento do associativismo no Espírito Santo.

Na noite desta quinta-feira (07), o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Paulo Baraona, foi homenageado com o Prêmio Líder Empresarial 2024 na categoria Federações. A premiação, promovida pela Rede Vitória, destacou os principais líderes empresariais do Estado, e o industrial foi o vencedor com 36% dos votos, superando outros renomados presidentes de federações, como Idalberto Moro (Federação do Comércio), Renan Chieppe (Federação dos Transportes) e Julio Rocha (Federação da Agricultura).

A cerimônia de entrega, realizada em Vitória, reuniu empresários e gestores de diversos setores, e destacou a importância do legado e do trabalho de liderança no desenvolvimento do Espírito Santo. Em seu discurso, Baraona expressou sua gratidão e reforçou seu compromisso com o associativismo: “Estou muito honrado por receber esse prêmio, ainda mais em um evento que fala sobre legado. Quero a cada dia continuar honrando o legado dos presidentes da Findes e fortalecendo o associativismo no Espírito Santo. Sinto que minha liderança é reconhecida porque estou sempre ouvindo o setor empresarial, para ajudar a criar o ambiente mais propício para o desenvolvimento. Agradecemos a todos que contribuem para a transformação positiva do nosso setor e do nosso Estado”, declarou.

A pesquisa realizada pela Futura, empresa responsável pela avaliação dos candidatos ao prêmio, considerou 44 categorias em diferentes áreas de atuação empresarial, incluindo a categoria inédita “Terceiro Setor”. Ao todo, 200 empresários e gestores de empresas do Espírito Santo foram ouvidos entre os dias 10 de setembro e 4 de outubro de 2024. A amostra de entrevistados, composta por 86% de homens e 14% de mulheres, representou diversos segmentos, sendo a maioria (55%) oriunda da capital, Vitória, seguida de Vila Velha (26%) e Serra (7%). A faixa etária média dos entrevistados foi de 49 anos.

A pesquisa também fez uma análise sobre os cargos ocupados pelos entrevistados. A maior parte dos respondentes ocupava cargos de alta direção, como diretoria (42%) e presidência (24%), seguidos de gerência (16%) e sociedade (9%). As empresas representadas na pesquisa pertencem predominantemente a grandes corporações, com 61% dos participantes atuando em grandes empresas, e 63% deles pertencendo ao setor de serviços, enquanto os setores de comércio e indústria somam 18% cada.

O Prêmio Líder Empresarial 2024 se destaca como um dos maiores reconhecimentos do setor produtivo capixaba, proporcionando visibilidade e fortalecendo a importância do empresariado na construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social. Ao premiar líderes como Paulo Baraona, a Rede Vitória enaltece a dedicação e o trabalho de indivíduos que têm contribuído ativamente para o crescimento e modernização das empresas no Espírito Santo.

 

Leia também