educação

Parceria pela educação no norte capixaba

Encontro para fortalecer a educação pública em municípios do norte capixaba

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global em bioprodutos a partir do eucalipto, promoveu nos dias 20 e 21 de agosto, em Fundão (ES), um encontro do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Piraquê-Açu. A iniciativa, realizada pelo Programa Suzano de Educação (PSE), reuniu representantes de Aracruz, João Neiva e Fundão, com participação especial de Ibiraçu.

O evento contou com cerca de 40 profissionais das áreas de educação, assistência social, psicologia e conselhos tutelares, que participaram de oficinas, visitas de campo e da construção de um planejamento estratégico voltado à permanência escolar de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.

O prefeito de Fundão, Eleazar Lopes, participou do encontro e ressaltou a importância da cooperação entre municípios.
“Este é um momento muito significativo, em que Fundão, Aracruz, João Neiva e Ibiraçu, junto com a Suzano, se unem em prol da educação. O foco deste ano está nos anos finais do Ensino Fundamental e nos reunimos justamente para fortalecer nossas redes de ensino e garantir um futuro melhor para nossos alunos”, afirmou.

A consultora de Relacionamento Social da Suzano, Rafaela Cavalcanti, destacou o compromisso da companhia com a transformação social por meio da educação.
“Acreditamos que a educação é um dos principais caminhos para gerar transformação social. Com o ADE Piraquê-Açu, trabalhamos lado a lado com os municípios para garantir que os estudantes permaneçam na escola e concluam sua trajetória com orgulho e sucesso”, disse.

A principal meta do PSE na região é que, até 2025, nenhum estudante do 8º e 9º ano das redes municipais integrantes do ADE fique fora da escola. No território do Piraquê-Açu, a ação alcança cerca de 2.470 alunos.

As atividades do encontro tiveram apoio técnico da Roda Educativa, organização que acompanha a formação e o desenvolvimento dos municípios parceiros.

Criado em 2020, o PSE busca fortalecer a gestão da educação pública, formar profissionais da área e ampliar a articulação com famílias e comunidades. Na região de Aracruz, a iniciativa é aplicada em Fundão, Aracruz e João Neiva, com foco em aprendizagem, formação de territórios educativos e fortalecimento da rede de proteção escolar.

No Espírito Santo, mais de 76 mil pessoas já foram beneficiadas pelo programa, incluindo professores, equipes técnicas e estudantes.

Leia também