Cidade

Parabéns!!! Vila Velha 490 anos

A cidade celebra aniversário com festa e memória viva da história capixaba

Nesta sexta-feira, 23 de maio, o município de Vila Velha comemora 490 anos de fundação. A data, que também celebra o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense, é feriado municipal e será marcada por uma programação especial com festas, shows, desfile cívico e a inauguração de um novo espaço público no coração da cidade: o Parque Urbano Duque de Caxias.

Resultado de um investimento de R$ 5,3 milhões, o novo parque foi construído na área da antiga Praça Duque de Caxias, no Centro. Com mais de 12 mil metros quadrados, o local foi completamente revitalizado e agora oferece à população uma infraestrutura moderna voltada ao lazer, bem-estar e convivência.

Entre os destaques estão uma academia ao ar livre em aço inox, playground para crianças, área pet, espaços com sombra e estrutura para food trucks e barracas. O parque possui duas entradas principais: pela Avenida Jerônimo Monteiro e pela Rua Sete de Setembro.

No interior do parque, foi restaurado o histórico edifício conhecido como “Titanic”, que será transformado em um espaço gastronômico. Já o Teatro Municipal Élio de Almeida Vianna, outro ícone do centro histórico, segue passando por reformas.

“O Centro de Vila Velha é berço da nossa história e estava esquecido há décadas. Esse parque representa o resgate do nosso patrimônio público, a valorização da memória da cidade e a reocupação de um espaço que volta a pulsar com cultura, lazer e oportunidades para todos”, explica o prefeito Arnaldinho Borgo

Fundada em 23 de maio de 1535 por Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, Vila Velha é a cidade mais antiga do estado e uma das mais antigas do Brasil. Ao desembarcar na costa capixaba, o fidalgo português e sua comitiva ergueram a primeira vila oficial da capitania, inicialmente chamada de Vila do Espírito Santo.

O local escolhido foi estratégico: próximo ao mar e protegido pela baía, entre o Morro do Moreno e o Convento da Penha — este último, fundado em 1558, é hoje um dos principais cartões-postais do Espírito Santo.

Com o tempo, devido à busca por áreas mais protegidas de ataques indígenas e de piratas, a capital da capitania foi transferida para o outro lado da baía, dando origem a Vitória. Mesmo assim, Vila Velha manteve-se como um centro importante, com forte influência religiosa, histórica e cultural.

Hoje, quase cinco séculos depois, Vila Velha cresceu e se modernizou, tornando-se o maior município do Espírito Santo em população, com mais de 500 mil habitantes, sem nunca perder o elo com suas raízes históricas.

O que funciona no Feriado:

Durante o feriado, a cidade terá uma série de atividades culturais e serviços funcionando em horários diferenciados. Destaque para:

Supermercados

  • Perim, Carone e Extrabom: atendimento das 8h às 18h (Boulevard até 21h)

Shoppings

  • Praia da Costa:

    • Lojas: 14h às 21h

    • Alimentação: 11h às 22h

    • Demais estabelecimentos (cinema, academia, serviços): funcionamento conforme programação

  • Outros shoppings (Mestre Álvaro, Moxuara e Montserrat): horário normal

Serviços Públicos

  • Prefeitura: sem expediente (serviços essenciais funcionando normalmente)

  • Saúde: PAs e UPA Riviera da Barra com atendimento 24h

  • Guarda Municipal e Defesa Civil: plantão

  • Cultura: Museu Ateliê Homero Massena e Casa da Memória abertos em horário especial

  • Justiça: regime de plantão no Tribunal de Justiça

Leia também