Economia Geral

Palestras e cursos ajudam empresários e colaboradores a alavancarem negócios

De acordo com Cleber Brandão, especialista em gestão de lojas do varejo, o mindset correto pode proporcionar melhores relações e um crescimento exponencial

Alcançar o sucesso ao empreender é o sonho de muitos. Mas passar os ensinamentos adquiridos adiante, ajudando outras pessoas, é algo que poucos empreendedores costumam fazer.

Cleber Brandão é palestrante e treinador comportamental, e já treinou mais de 15 mil pessoas em seus cursos, eventos e palestras que são repletas de humor, energia e conteúdo para fazer qualquer um se emocionar com as histórias e sorrir com os resultados. “Eu faço parte do grupo dos inconformados que querem mudar o mundo de alguma forma. A mudança só acontece quando assumimos essa responsabilidade individualmente, e é exatamente isso que faço quando estou à frente de algum projeto ou nos palcos treinando e motivando pessoas”, relata.

Para o especialista, o trabalho deve se tornar diversão para que o esforço vire motivação. “Meu objetivo é fazer as pessoas sorrirem e transformar vidas. Alguns profissionais podem oferecer mais em seus respectivos trabalhos e, muitas vezes, não percebem o tamanho do seu talento”, declara.

Brandão acredita que sua maior realização é ver as pessoas conquistarem objetivos por meio do que foi ensinado em suas palestras e cursos. “Durante o meu período como professor universitário, percebi que muitos jovens e adultos estavam perdidos, fazendo especializações sem saberem ao certo quem queriam ser, e isso me incomodava. Eu queria ser diferente para eles e mostrar coisas que a sala de aula não mostra. Ver além dos métodos científicos”, revela.

O evento “Imersão Impacto” fundamenta esse propósito. “É aqui que consigo mostrar um caminho para os empresários que, muitas vezes, estavam distantes da sua realidade. É onde o profissional se transforma para multiplicar suas conquistas. Vai muito além de um evento corporativo ou motivacional. É sobre ser sua melhor versão a cada dia e se conectar com as pessoas ao seu redor”, pontua o palestrante.

A pauta de inteligência emocional é fundamental nos ensinamentos de Cléber. “Aproximadamente 80% das nossas decisões acontecem pela emoção e 20% pela razão. Aprender sobre o comportamento e como reagimos mediante as emoções não se trata apenas de uma vaga possibilidade situacional, mas de uma necessidade. É importante saber que não temos tudo que queremos e não controlamos todas as situações à nossa volta. Inteligência emocional é aprender como lidar com o que você não controla e não influencia, focando naquilo que você realmente tem controle, como sentimentos e desejos”, revela.

De acordo com o palestrante, os treinamentos para lideranças empresariais e comportamentais acontecem de forma personalizada. “Tudo é criado de acordo com a necessidade da empresa e com foco no público que ela deseja atingir, seja comercial, operacional ou gerencial. No mercado corporativo existem muitas guerras de egos e uma tendência dominante em estar sempre em primeiro lugar, mesmo que isso custe tempo de qualidade com a família e momentos de lazer na vida pessoal. Se não houver controle racional para desenvolver o emocional nesse campo, os colaboradores se tornam prisioneiros em uma jaula sem grades, causando desgaste emocional a um turnover constante, reduzindo a produtividade e o desempenho”, lamenta.

O segredo para o sucesso é um conceito amplo, que depende da definição da palavra “sucesso” para cada indivíduo. “Para alguns é ter abundância financeira, para outros é ter tempo livre para a família e ainda há aqueles que consideram que sucesso é se sentir bem no essencialismo e minimalismo. Para alcançar qualquer um desses objetivos, é importante nunca desistir de ser uma pessoa melhor e jamais parar no tempo”, revela.

Uma comunicação assertiva é fundamental para o crescimento de uma empresa e seus colaboradores. “Isso não significa, apenas, treinar o que fala, mas também como o outro vai receber o que foi dito. Quando isso acontece, temos um diálogo compreensivo entre marcas e consumidores”, pontua.

Segundo Brandão, para motivar uma equipe e deixá-la mais produtiva, é preciso compartilhar o propósito e os objetivos do negócio. “Nos tornamos mais fortes quando entendemos o porquê de estarmos fazendo o que fazemos todos os dias. Isso gera valorização e realização tanto na vida profissional, quanto pessoal”, declara.

Para o palestrante, manter a crença de que é possível alcançar os objetivos é fundamental para que sonhos se tornem realidade. “Todos podemos nos tornar aquilo que desejamos ser, e existe um método com etapas para isso. Desde que aprendi sobre quem eu sou e como meu trabalho pode contribuir para um mundo melhor, entendi que isso me faria mais feliz e traria clareza ao meu propósito de vida. Não existe barreira para quem quer chegar em determinado lugar”, finaliza.

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