Saúde mais próxima: Governador Casagrande inaugura novos serviços especializados em Barra de São Francisco
Municípios da Região Norte passam a contar com atendimento oftalmológico, cirurgias vasculares e mais leitos hospitalares pelo SUS
Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da Região Norte de Saúde do Espírito Santo agora contam com novos serviços especializados mais próximos de casa. O governador Renato Casagrande inaugurou, nesta quinta-feira (12), importantes melhorias no Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF), em Barra de São Francisco, incluindo a implantação de um novo polo do Serviço de Atenção em Oftalmologia, além do novo Serviço de Atenção em Angiologia e Cirurgia Vascular.
A iniciativa reforça a descentralização dos atendimentos, beneficiando os 14 municípios da Regional Norte. Antes, os pacientes da região precisavam se deslocar até o Hospital Municipal de Conceição da Barra para atendimento oftalmológico. Com a ampliação, o serviço passa a funcionar também no Pavilhão Municipal de Saúde, localizado na Rua Coronel Djalma, no Centro de Barra de São Francisco. Só nos dois primeiros dias de funcionamento, foram agendadas 240 consultas.
Serão atendidos, neste novo polo, moradores de Barra de São Francisco, Vila Pavão, Ecoporanga e Água Doce do Norte. As consultas e exames realizados no novo espaço também poderão encaminhar pacientes para cirurgias no próprio HDAMF. Já os atendimentos oftalmológicos em Conceição da Barra continuam para os demais municípios da região.
“Estamos investindo em saúde pública com ações concretas. Ampliamos leitos de enfermaria, entregamos um aparelho de raio-x portátil e iniciamos as teleconsultas, diminuindo o deslocamento dos pacientes e oferecendo mais dignidade à população capixaba”, destacou o governador Casagrande.
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, reforçou o impacto positivo da parceria entre Estado e município. “Estamos fortalecendo a oferta de oftalmologia aqui na região. Começamos com consultas e exames, e nosso objetivo é implantar também as cirurgias, fazendo o ciclo completo no próprio território dos usuários”, afirmou.
Além do avanço na oftalmologia, o HDAMF também passa a realizar cirurgias vasculares, com a introdução do Tratamento de Esclerose Não Estético de Varizes, por meio da escleroterapia com espuma. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva, com menor tempo de recuperação e baixo custo. A expectativa é de realizar 15 procedimentos por mês, reduzindo a fila por essa especialidade.
Outro importante reforço é a entrega de sete novos leitos de Enfermaria de Clínica Cirúrgica, totalizando agora 111 leitos no HDAMF. A ampliação possibilita o aumento de cirurgias ortopédicas de baixa e média complexidade, passando de 100 para 170 procedimentos eletivos mensais.
Junho Vermelho: ação especial de doação de sangue
A agenda também incluiu ações dentro da campanha Junho Vermelho, voltada à conscientização sobre a importância da doação de sangue. Em parceria com o Hemoes e o HDAMF, foi realizada uma coleta externa de sangue e cadastro de medula óssea, na faculdade Unopar, no bairro Vila Vicente, das 7h30 às 12h30.
Para ampliar o alcance dessas ações, o governador anunciou a aquisição de uma nova unidade móvel para o Hemoes, com objetivo de fortalecer as coletas em diferentes municípios capixabas. O novo ônibus está em processo de aquisição por meio de adesão à ata de registro de preços.
As ações reforçam o compromisso do Governo do Estado com a melhoria do acesso à saúde, valorização da vida e fortalecimento da rede pública, aproximando os serviços essenciais da população do interior.
Mais informações sobre agendamentos e campanhas de coleta externa podem ser acessadas em: hemoes.es.gov.br/campanhas-de-coleta-externa.