Saúde

Novo medicamento promete esperança para largar o cigarro

Um resultado de uma pesquisa publicada na revista científica JAMA promete fazer com que os fumantes que querem largar o vício tenham êxito. O novo medicamento experimental – a citisiniclina – também conhecida como cistina, foi utilizado nos testes e mostrou-se bastante eficaz.

De acordo com a pneumologista e especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese, para muitos fumantes, largar o cigarro é um desafio extremamente difícil de enfrentar devido à natureza viciante da nicotina, no entanto pela primeira vez, temos acesso à uma pesquisa que mostrou que mais de um terço dos fumantes que passaram pelos testes largaram o cigarro, isso nos dá muita esperança, porque pode ser um tratamento aprovado em 20 anos”, diz a médica.

 A citisiniclina é um derivado de planta e atua de maneira semelhante à nicotina, ligando-se aos receptores nicotínicos no cérebro, mas de forma mais suave. “Ela reduz os sintomas de abstinência do cigarro e sua aceitação pode ser maior devido a este fator.  Isto seria benéfico para quem quer parar de fumar, já que a grande dificuldade é esta, quando surgem os efeitos colaterais como irritação, ansiedade por conta do vício”, explica Jessica.

Resta aguardar a aprovação pela FDA e consequentemente aqui no país, o que pode ocorrer em 2024.

Leia também